Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
ENADE

Engenharia Elétrica é avaliada com nota 4 e Licenciatura em Química com nota 3 no Enade

Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 14h27 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 16h51

Conceitos são considerados um indicador de qualidade dos cursos superiores

Numa escala que vai de 1 a 5, os cursos superiores do IFG Câmpus Itumbiara, Bacharelado em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Química, foram avaliados com nota 4 e nota 3, respectivamente, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2017. O Exame é obrigatório e responsável por avaliar “o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação”. O Enade também é obrigatório e utilizado para regularizar a situação do estudante, devendo constar em seu histórico escolar.

De 365  cursos de Engenharia Elétrica avaliados no país, apenas 73 conquistaram nota 4.


Além do conceito Enade, os cursos superiores também foram mensurados pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Juntos, IDD e Enade fazem parte de um conjunto de indicadores de qualidade do ensino superior, calculados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), explica o chefe de departamento das áreas acadêmicas do Câmpus Itumbiara, prof. Jucélio Costa de Araújo: “Enquanto o Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, o IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem”, complementa Jucélio.

 

Sobre as notas recebidas, o chefe de departamento, prof. Jucélio, salienta que esse resultado representa a evolução e vitória não só dos alunos, mas também dos professores e todos os demais servidores envolvidos na rotina acadêmica e administrativa dos estudantes, e que só a "união de todos é que faz com que isso aconteça". Jucélio disse também que o resultado serve para confirmar mais uma vez a qualidade do ensino ofertado no Câmpus Itumbiara.  Para a coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Tatiana Aparecida Rosa da Silva, “o resultado do Enade representa uma vitória para o curso. Demonstra o resultado de um grande esforço e empenho dos estudantes dentro do contexto em que vivem”. 


Veja a lista completa dos cursos superiores do IFG que foram avaliados pelo Enade em 2017.

 


Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página