Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
energia solar

Segunda Árvore Solar do IFG será inaugurada dia 28 no Câmpus Itumbiara

* ATENÇÃO: Evento foi cancelado em razão da suspensão das atividades acadêmicas do Câmpus Itumbiara. Leia o comunicado.

  • Publicado: Quinta, 24 de Maio de 2018, 11h42
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 17h45

* Em razão da suspensão das atividades acadêmicas do Câmpus Itumbiara nesta segunda-feira, dia 28 de maio, o II Workshop Sobre Fontes Renováveis de Energia, foi cancelado, bem como a inauguração da árvore solar. As atividades serão agendadas para outras datas, a serem comunicadas futuramente. Leia o comunicado da direção-geral do Câmpus

Na próxima segunda-feira, 28, às 19h, será inaugurada oficialmente a árvore solar instalada no Câmpus Itumbiara, que simboliza o acordo de cooperação técnica assinado entre o Instituto Federal de Goiás e a Enel Distribuição Goiás e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A inauguração ocorrerá dentro da cerimônia de abertura do II Workshop de Fontes Renováveis de Energia, evento que contará com a presença do reitor do IFG, prof. Jerônimo Rodrigues, além de outros gestores do Instituto e autoridades locais. 

Ainda de acordo com o professor Ghunter, esse grandioso projeto de eficiência energética é importante não só por reduzir a conta de luz num primeiro momento, como também pelo favorecimento de pesquisas na área de energias renováveis.

Também chamada de “palmeira solar”, o equipamento mede 11 metros de altura e ocupa uma área aproximada de 20 m². Nas dez “folhas” da palmeira estão instalados painéis fotovoltaicos que irão captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica, contribuindo diretamente para a diminuição da conta de luz do Câmpus e redução da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. A árvore solar do IFG de Itumbiara é a segunda a entrar em funcionamento na Instituição, sendo que a primeira foi a do Câmpus Goiânia, no último dia 16 de maio.

A árvore é a “pedra fundamental” que simboliza um projeto muito maior, que trará benefício e visibilidade não só para o Câmpus como também para o IFG como um todo, explica o professor Ghunter Paulo Viajante (Câmpus Itumbiara), que é o coordenador do projeto “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG”. Projeto esse que foi aprovado em 2017 na Chamada de Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D nº 001/2016, publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

É por causa dos Termos de Cooperação Técnica desse projeto com a Enel/Aneel que essas ações de eficiência energética estão sendo implantadas no Câmpus Itumbiara, Câmpus Goiânia e nas demais unidades do IFG. Além da árvore capaz de gerar energia elétrica, também está previsto a substituição de mais de 30 mil lâmpadas e luminárias, a instalação de quase 4 mil placas solares, de 315 Wp cada e 37 inversores, o que deve gerar uma economia de 80% na conta de energia elétrica de todo o IFG, após a total implementação do Projeto.



Saiba mais sobre o assunto:

http://ifg.edu.br/ultimas-noticias/6243-campus-uruacu-inaugura-segunda-usina-fotovoltaica-do-ifg
http://ifg.edu.br/ultimas-noticias/5928-usinaitumbiara
http://ifg.edu.br/ultimas-noticias/3835-ifg-tera-sistema-de-geracao-de-energia-solar-fotovoltaica-em-nove-campus
http://ifg.edu.br/ultimas-noticias/2545-projetousina

http://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/6313-cooperacoesusinasfotovoltaicas

http://ifg.edu.br/component/content/article/161-ifg/campus/goiania/noticias-campus-goiania/8255-campus-goiania-inaugura-arvore-solar-e-lanca-projeto-de-eficiencia-energetica

http://ifg.edu.br/ultimas-noticias/8321-inauguracao-da-arvore-solar-marca-o-lancamento-do-projeto-de-eficiencia-energetica-no-ifg-campus-goiania-2

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página