IFG Sustentável

Câmpus Inhumas inicia implantação da coleta seletiva de lixo

Lixeiras específicas para a coleta seletiva começaram a ser distribuídas pelo câmpus 

  • Imprimir
  • Publicado: Terça, 26 de Agosto de 2025, 12h11
  • Última atualização em Quarta, 27 de Agosto de 2025, 16h12

Como parte do projeto IFG-Câmpus Inhumas Sustentável, foram realizadas, na última semana, as primeiras ações para a implantação da coleta seletiva de lixo no câmpus. Depois de tratativas com a Prefeitura de Inhumas, a Defensoria Pública do Estado de Goiás e a constituição de uma cooperativa de catadores de recicláveis na cidade, foi possível iniciar a fase de separação do lixo seco para que o caminhão da coleta seletiva municipal faça o recolhimento (às terças-feiras) e encaminhamento à cooperativa. 

De acordo com a direção-geral do Câmpus Inhumas, a implantação do projeto ocorrerá em duas fases. "Na primeira, faremos a capacitação do pessoal da limpeza do câmpus e a distribuição de lixeiras, específicas para este fim, nas salas do bloco administrativo, biblioteca, sala dos professores, espaço do servidor e sala de apoio dos terceirizados. Neste primeiro momento, solicitamos que sejam feitos descartes de papel, plástico, latinhas, pilhas e baterias de celulares. Na segunda fase, prevista para meados de setembro, iniciaremos o processo de educação ambiental junto aos nossos estudantes, ampliaremos o recebimento de outros materiais nas lixeiras espalhadas pelo câmpus e será disponibilizado um ponto de recebimento de lixo eletrônico em nossa unidade", explicou o diretor-geral, professor Luciano dos Santos.

 

Construção coletiva

No dia 7 de agosto, 14 trabalhadores terceirizados participaram de uma palestra, com o tema "Implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no IFG-Câmpus Inhumas", ministrada pela servidora Milena Bruno Henrique Guimarães, coordenadora do Núcleo Incubador no câmpus (Criar Incubadora). "Foi uma atividade muito legal de construção coletiva. Levamos algumas informações sobre o projeto, mas eles nos ajudaram a pensar a execução para que realmente funcione. Por exemplo, indicaram onde seria o melhor local para acondicionar os resíduos ao longo da semana, já que a coleta é feita apenas às terças-feiras pela prefeitura. Ainda estamos trabalhando em vários detalhes, mas já começamos, o que é muito bom", explica Milena.

 

Histórico

Desde 2018, o Câmpus Inhumas vem desenvolvendo ações dentro do Projeto IFG Sustentável: campanha "Adote seu Copo";  separação de parte dos resíduos orgânicos para vermicompostagem; separação dos resíduos recicláveis; reaproveitamento de água dos aparelhos de ar condicionado e recolhimento temporário de resíduos eletrônicos. "Nos últimos anos, um dos gargalos da separação de resíduos no câmpus foi justamente a falta de um local em Inhumas para destinar, com regularidade, esses resíduos. Há poucos meses, a Prefeitura iniciou a coleta seletiva na cidade, houve o fechamento do lixão e, com o apoio do Núcleo Incubador do Câmpus Inhumas e da Defensoria Pública, foi constituída uma cooperativa de catadores de recicláveis. Agora, avançamos com o projeto da coleta seletiva no câmpus", afirma Milena. 

"Vejo a coleta seletiva como uma responsabilidade social e de educação ambiental concreta. Destinar adequadamente os resíduos produzidos tem desdobramento ambiental, econômico e de saúde pública. É responsabilidade de todos e começa pela separação adequada na geração do resíduo, seja em casa, na escola ou na rua", destaca a coordenadora da Criar Incubadora. 

 

Saiba mais sobre o Projeto IFG Sustentável:

https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias-campus-inhumas/8655-plantio-de-mudas-e-palestra-marcam-semana
https://www.ifg.edu.br/conteudo-do-menu-superior/167-ifg/campus/inhumas/noticias-campus-inhumas/7867-projeto-reciclagem
https://ifg.edu.br/ultimas-noticias-campus-inhumas/12525-aparelhos-de-ar-condicionado-do-campus-inhumas-ganham-reservatorios-para-reutilizacao-da-agua
 
 
 
 
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas