Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Solenidade

Fator humano é destacado durante cerimônia de Colação de Grau

"O IFG transformou e transforma as nossas vidas de profissionais da educação e, principalmente, gerações de estudantes", declarou a reitora do IFG, durante a solenidade

  • Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 08h35
  • Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 07h44
Turma de formandos dos cursos superiores 2022/1
Turma de formandos dos cursos superiores 2022/1

Dezenove formandos dos cursos superiores de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Sociais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram da Colação de Grau simbólica, na noite de ontem, no Teatro Guaiá do Câmpus Formosa do IFG. Foi a primeira vez que a solenidade contou com a participação de formandos de todos os cursos de graduação do câmpus local.

A cerimônia foi presidida pela reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, que fez questão de cumprimentar os formandos antes do início da solenidade, na formação da fila para a entrada. Preencheram os espaços do Teatro Guaiá, professores, colegas de cursos, pais, irmãos, filhos, esposas, amigos e servidores técnico-administrativos, todos emanados pelo desejo de estarem presentes e serem testemunhas de um momento tão aguardado na vida de qualquer estudante, a colação de grau, ainda que simbólica, pois eles já haviam colado grau por ato administrativo. A colação de grau simbólica foi uma das exceções e ineditismos resultados da pandemia de Covid-19.

Além da presença da professora Oneida e da comunidade acadêmica e familiares dos formandos, também prestigiaram a solenidade, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos do IFG, Sandra D'Abadia Ferreira; o pró-reitor de Administração do IFG, Diego Silva Xavier; e a vereadora Delegada Fernanda. Compuseram a mesa diretiva para os trabalhos, a reitora, o diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago Gonçalves Dias; a chefe do Departamento de Área Acadêmica, professora Karen Cristina Costa do Nascimento, e a representante da Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares, Apoliana Inácio Ferreira.

 Familiares participam das comemorações

Passados os ritos iniciais, após o juramento, proferido pela bacharela em Engenharia Civil, Bianca de Souza Oliveira, foi a vez das licenciadas em Ciências Biológicas e Ciências Sociais, Gabrielle Mendes e Delyane Rodrigues da Silva; e do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bernhard Weprajetsky, representarem os colegas na outorga de grau, um dos momentos mais significativos da noite.

Em discurso, o diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago, valendo-se das palavras do físico Isaac Newton, lembrou a necessidade de ousar: "Não se permitam ser guiados pelo medo. Ousem! Descubram! Inventem e se reinventem! Não podemos desperdiçar nenhum segundo vivendo com medo de ousar e de nos reinventar todos os dias".

"Hoje é um dia de celebração de conhecimento, mas que também seja de celebração da vida, na medida em que cada um de nós puder ajudar a melhorá-la, também com o conhecimento e as experiências levadas daqui", declarou o orador das turmas, Bráulio Cançado Flores

 

Evolução
De acordo com a reitora do Instituto Federal de Goiás, "é fato que o IFG contribui na transformação: ele transformou e transforma as nossas vidas de profissionais da educação e, ele, principalmente, transforma gerações de estudantes". E foi essa transformação proporcionada pela instituição que levou o tecnólogo Bernhard a trilhar triplamente os caminhos do IFG.

 Formado no IFG, Bernhard também é servidor

Enquanto ainda cursava Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bernhard participou do concurso público do IFG para o cargo de técnico de Tecnologia da Informação e, aprovado, tornou-se servidor efetivo do quadro técnico-administrativo, no qual, atualmente, encontra-se como coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares. Este ano, o servidor participou e foi aprovado novamente em outra seleção, para professor substituto da área de Informática, atuando também na área docente. Um feito! Conforme as palavras do orador das turmas, o bacharel em Engenharia Civil, Bráulio Cançado Flores, "nós somos alguns dos bons resultados possíveis da educação pública e gratuita nesse país!".

 

Formação humana

 Bráulio Flores aguarda momento do discurso do orador

Por sua vez, o agora aluno egresso Bráulio, em seu discurso de orador, ressaltou a preocupação do IFG com a formação do indivíduo ao descrever a vida nas salas de aula e demais ambientes do Câmpus, que, segundo ele, "é exata e aquilo que precisa ser". "Uma mistura de ciências biológicas, exatas e humanas, com coisas, relações e confusões humanas", justificou. Segundo Bráulio, o que há de melhor no IFG é a potência das interações entre as pessoas.

  

 Reitora fala em formação humana

Essa visão humanística foi explicada pela reitora do IFG, que, em sua fala, enfatizou que "os resultados humanos e acadêmicos deste processo formativo se devem a um corpo de servidores e servidoras comprometidos e comprometidas com uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada, em contínua formação, que soube e sabe construir espaços propícios para o desenvolvimento das capacidades humanas e acadêmicas inerentes aos alunos".

"Trabalhamos com a convicção de que nossa Instituição é a cidade, nossa missão é a cidadania e o nosso horizonte é o mundo", declarou a reitora do IFG, Oneida Irigon

Para finalizar, a reitora agradeceu o empenho feito e o sucesso adquirido. Mesmo reconhecendo os desafios para empreender a educação inclusiva em todos os níveis, Oneida afirmou que "o maior desejo dos que fazem o IFG é de que a educação seja, de fato, um bem público, e a nossa instituição seja acessível a todos e todas".

 

Veja, em breve, momentos da solenidade na página do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa, no Facebook.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página