Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pós-Graduação

IFG abre inscrições para mestrado em Educação do Câmpus Goiânia

As inscrições devem realizadas pela internet no de hoje, 26 de setembro, até o dia 10 de outubro

  • Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 09h09
  • Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h30
Inscrições vão até o dia 10 de outubro
Inscrições vão até o dia 10 de outubro

Estão abertas as inscrições para o curso de mestrado acadêmico em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O curso é presencial e as inscrições devem ser feitas pela internet a partir desta segunda-feira, dia 26 de setembro, até o dia 10 de outubro. Poderão participar do processo seletivo para o curso de mestrado, os portadores de diplomas de cursos de graduação (nacional ou estrangeiro) devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Do total das 23 vagas disponibilizadas nesta seleção do curso de mestrado em Educação, 17 vagas são destinadas à ampla concorrência e seis para as ações afirmativas de inclusão da população negra (preta e parda), indígena e das pessoas com deficiência, conforme as normas da Resolução Consup/IFG nº 002, de 20 de fevereiro de 2017, disponível em https://www.ifg.edu.br/attachments/article/209/resolucao0022017.pdf.

As seis vagas destinadas ao sistema de cotas serão assim distribuídas (independentemente da linha de pesquisa): cinco vagas para candidatos que se autodeclararem preto, pardo ou indígena (PPI) e uma vaga para pessoa com deficiência (PCD). Os candidatos pretos e pardos, concorrentes às vagas de cotistas das políticas de ações afirmativas destinadas para PPI, serão convocados para Banca de Heteroidentificação, que terá caráter eliminatório para o preenchimento dessas vagas.

O total de vagas está distribuído em duas linhas de pesquisa: Linha 1 - Trabalho, Políticas e Formação de Professores e Linha 2 - Teorias educacionais e práticas pedagógicas. As informações sobre cada uma das linhas de pesquisa estão detalhadas no edital, onde também consta a relação de orientadores e as respectivas vagas para cada linha de pesquisa.

 

Inscrições

Para se inscrever, os interessados tem até às 23h50m do dia 10 de outubro, e deverão, obrigatoriamente, preencher todos os campos do Formulário Eletrônico de Inscrição disponibilizado em http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao, além de submeter, eletronicamente, os documentos exigidos no edital (digitalizados  em arquivo único, em formato PDF, constando frente e verso - quando houver).

 

Documentação

Os documentos obrigatórios a serem apresentados pelo candidato no ato da inscrição são: a) documento de identificação com foto (RG), ou, para estrangeiros, a Carteira de Registro Nacional Migratório; b) CPF; c) no caso de candidatos às cotas das políticas de ações afirmativas destinadas para PCD, laudo médico legível e contendo todas as informações solicitadas no edital; d ) no caso de candidatos às cotas das políticas de ações afirmativas destinadas para PPI, autodeclaração de candidato preto/pardo ou Registro Administrativo de Nascimento de Índios (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada por liderança local (os documentos apresentados devem ser legíveis); e) diploma ou certificado de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC ou declaração da instituição de ensino onde estuda, de que concluirá a graduação e irá colar grau antes da data de matrícula no curso de mestrado; f)  histórico escolar do curso superior. Todas as informações relacionadas à documentação exigida na inscrição estão no edital e devem ser consultadas pelo candidato.

Além da documentação relacionada anteriormente, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente e até o prazo estabelecido no cronograma do edital, o currículo cadastrado na Plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br), atualizado em, no máximo, até um mês antes da inscrição; os documentos comprobatórios (na ordem descrita no Anexo III do edital) referentes aos itens pontuáveis do currículo e o Pré-Projeto de Pesquisa, conforme Modelo que consta em anexo do edital.

 

Seleção

O processo seletivo será realizado em duas fases. A primeira fase compreenderá todos os procedimentos relativos à inscrição e à homologação da inscrição e a segunda fase compreenderá os Exames de Seleção, a serem divididos em quatro etapas: a primeira etapa (eliminatória) consistirá na Prova Presencial Escrita de Conhecimentos em Educação; a segunda etapa (eliminatória) consistirá na avaliação do Pré-Projeto de Pesquisa, conforme critérios apresentados no edital; c) a terceira etapa (eliminatória) consistirá na defesa oral do Pré-Projeto de Pesquisa e a quarta etapa (classificatória) consistirá na Avaliação do Currículo.

 

Sobre o curso

O curso de mestrado acadêmico em Educação é realizado na modalidade presencial e sediado no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), situado na Rua 75, n. 46, Setor Central, Goiânia (GO). As aulas e demais atividades do curso acontecem, prioritariamente, de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. A duração do curso é de 24 meses, contados a partir da data da matrícula até a defesa da dissertação.

 

Dúvidas e informações

Os interessados que desejam obter esclarecimentos ou informações adicionais deverão enviar e-mail para: selecao.ppgeifg2022@gmail.com

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página