Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pesquisa e inovação

Estrutura do Citelab, eixos de pesquisa e atuação são apresentados em seu primeiro encontro anual

Oradores reforçaram a importância do Centro para a integração da pesquisa e inovação no IFG

  • Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 18h23
  • Última atualização em Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 11h42
Professora Lorenna, diretora de Pesquisa e Inovação, e professor Neville, que coordenou a mesa-redonda
Professora Lorenna, diretora de Pesquisa e Inovação, e professor Neville, que coordenou a mesa-redonda

O Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG (CiteLab) realizou na tarde desta quarta-feira, 8, seu I Encontro Anual de Pesquisa e Inovação. O evento, realizado virtualmente, possibilitou a apresentação do Citelab aos participantes, da história de sua criação, à descrição dos seus eixos de pesquisa e inovação.

A exposição do Citelab foi feita em mesa-redonda da qual participaram a diretora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Lorenna Silva Oliveira Costa, e coordenadores e integrantes dos seis eixos de pesquisa e inovação. A mesa-redonda foi coordenada pelo professor Neville Julio de Vilas Boas e Santos.

A diretora de Pesquisa e Inovação da ProPPG lembrou as dificuldades enfrentadas atualmente pelos pesquisadores brasileiros e disse que há o risco de termos um apagão científico no país. Diante desse cenário, ela afirmou que criar um centro de referência em pesquisa é um ato de resistência.

Lorenna afirmou que o Citelab abre possibilidade para a integração da pesquisa e inovação no IFG, com a participação de todos os câmpus. “Só teremos um centro de pesquisa e inovação forte, se os câmpus estiverem fortes. Por isso precisamos ampliar a relação Citelab/câmpus”, reforçou.

Eixos

O Citelab conta com seis Eixos de Pesquisa e Inovação. O Eixo de Cultura, Memória e Patrimônio foi apresentado pela professora Sônia Lobo, que explicou que o eixo cumpre o papel de organizar elementos materiais para pesquisas relacionadas à memória do IFG e também à cultura. O eixo conta com os laboratórios de História Oral e Imagem e de Pesquisa em Arte, Cultura e Linguagens.

Na sequência, a professora Christiane Borges apresentou o Eixo de Design Factory, que conta cm os laborátorios de Prototipagem e IFMaker. Segundo ela, além de desenvolver projetos próprios, este eixo é apoio para os demais. Christiane informou que os laboratórios estão em funcionamento e já em produção, especialmente a partir da impressora 3D, que confeccionou cerca de 4 mil protetores faciais.

O Eixo de Design, Imagens e Recursos Educacionais foi apresentado pelo professor Wanderley Brito. O eixo conta com duas linhas de pesquisa: projetos audiovisuais para a transformação social e recursos audiovisuais para a educação; e dois laboratórios: de Design e Editoração e de Edição Audiovisual.

O Eixo de Estudos Ambientais foi apresentado pela coordenadora Francyelli Mello Andrade, e pelo professor Carlos de Melo. Ambos ressaltaram a amplitude dos estudos ambientais, que podem abarcar temas como alimentação, saúde única, questões agrárias, além dos temas identificados popularmente como ambientais (água, ar etc).

Os professores Fernando Pereira de Sá e Sérgio Canuto foram os responsáveis pela apresentação do Eico de Estudos em Materiais e Energia. Com os laboratórios de Caracterização de Materiais, de Energias Renováveis e de Inteligência Computacional, o eixo busca auxiliar e integrar pesquisas realizadas no IFG e também por pesquisadores externos. Sérgio ressaltou as amplas possibilidades da computação para interfaces com outras áreas e para divulgar as pesquisas que estão sendo feitas no IFG.

O sexto eixo, de Desenvolvimento Social e Econômico, foi apresentado pelo professor Neville. Ele informou que são cinco linhas de pesquisa: Políticas de Educação, Ciência e Tecnologia; Políticas de Promoção dos Direitos Humanos e Combate às Desigualdades; Políticas de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Regional; Políticas de Planejamento, Gestão e Promoção da Saúde; e Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e Tributação. O eixo conta com o Laboratório de Políticas Públicas.

Abertura

A mesa-redonda de apresentação do Citelab foi precedida pela abertura oficial do I Encontro Anual de Pesquisa e Inovação. A mesa de abertura teve a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, professora Thaís Amaral e Souza, que representou a reitora, professora Oneida Irigon; do pró-reitor de Extensão, Willian Batista dos Santos; e do representante do Polo Embrapii, Deangelis Damasceno.

Também participaram da solenidade de abertura, Wanderley Cassiano Lopes, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg); o presidente da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), Lázaro Eurípedes Xavier; o gerente de projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Bruno Machado; e o diretor do Parque Tecnológico Samambaia (UFG), Luizmar Adriano Júnior.


Veja a solenidade de abertura e a mesa-redonda no canal do YouTube do Citelab: https://www.youtube.com/watch?v=ybsgr5jKJgE

Visite a página do CiteLab: http://ifg.edu.br/citelab


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página