Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
TEATRO

Corpo Composto realiza pré-estreia de espetáculo selecionado para Festival na Argentina

Transmissões do espetáculo acontecem nesta 3ª feira, 05/10, e no sábado, 09/10

  • Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 11h50
  • Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 12h22
imagem sem descrição.

 

Grupo Corpo Composto, coletivo artístico de estudantes do IFG Aparecida de Goiânia, é novamente selecionado para Festival Mundial de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos”. A obra escolhida foi o espetáculo virtual “Adolesendo Confinado”, ainda inédito. Antes da exibição na Argentina, que será no dia 09/10, a trupe realiza uma pré-estreia da nova criação, através de uma apresentação virtual exclusiva para o público do IFG Aparecida de Goiânia. A transmissão acontece nesta 3ª feira, 05 de outubro, às 19h15. Após a apresentação artística, os/as estudantes farão um bate-papo com o público inscrito. Para quem participar do encontro online haverá a emissão de certificado de horas complementares. É necessário fazer inscrição pelo Sugep: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/  

 

O Corpo Composto é o único elenco brasileiro a participar do Festival argentino. A primeira participação do grupo neste mesmo evento foi no ano de 2018, quando o coletivo goiano apresentou o espetáculo “Q” presencialmente, levando nossos/as estudantes para uma viagem inesquecível até Buenos Aires. Dentro do Festival estrangeiro, o espetáculo “AdoleSendo Confinado” poderá ser acompanhado ao vivo, no sábado, 9 de outubro, às 19h, pelo link: https://www.twitch.tv/vqv_festival/schedule

 

Segundo a professora Giovana Consorte, uma das coordenadoras do Corpo Composto, a experiência de troca e intercâmbio cultural ocorridos em 2018 deixou uma marca muito importante na trajetória dos estudantes que participam do grupo artístico. Segundo a docente, todos ficaram muito felizes com a experiência. Sobre aquele momento ela ainda lembra: “As trocas entre os estudantes, o feedback que recebemos do membros da curadoria nos deixaram com um desejo muito grande de voltarmos.”

 

A professora também fala sobre a nova participação, nesta semana, de modo virtual: “Recebemos a convocatória para o festival nesse ano em formato híbrido e resolvemos arriscar. Estávamos no meio da edição do trabalho novo - AdoleSendo-Confinados! - realizamos a inscrição, e ficamos muito felizes com a aprovação!”. Segundo Giovana, o trabalho será legendado em espanhol para garantir a completa comunicação com o público internacional.

 

Acompanhe o Festival Vamos que Venimos também pelo Facebook: https://www.facebook.com/vqv.vamosquevenimos/

 

Mais aprovações e projetos

 

Além da seleção para o Festival na Argentina, o Corpo Composto também recebeu outra ótima notícia. O novo trabalho também foi aprovado para o Festival Estudantil de Teatro – FETO, que acontecerá de 05 a 13 de novembro, também de modo virtual. Esta será a 4ª participação do Corpo Composto no Festival mineiro.

 

O FETO – Festival Estudantil de Teatro existe desde 1999, em Belo Horizonte, com a finalidade de valorizar, visibilizar e fomentar o teatro nas escolas, universidades, cursos livres e técnicos, de todo o país. O Festival também busca estimular a reflexão e o debate sobre o teatro estudantil e o universo da cena como um todo, bem como a formação de público, além de democratizar o acesso à cultura por meio de atividades destinadas a várias esferas da sociedade. O FETO não é uma mostra competitiva e não possui premiações. É um festival que está na sua 21ª edição e que ano após ano, sobreviveu às dificuldades encontradas pela cultura no país.

 

Outra importante ação do coletivo artístico Corpo Composto será uma série de 05 apresentações do espetáculo “AdoleSendo Confinado” em 05 escolas públicas de Aparecida de Goiânia. Trata-se do projeto “De escola p/ escola”, projeto de circulação contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, que está em fase de agendamento das atividades. “De escola p/ escola” propõe uma partilha de experiências e reflexões sobre como tem sido ser adolescente, estudante, filho/a, irmão/ã, neto/a, sobrinho/a, amigo/a, a partir das paredes de nossas casas. Como temos nos relacionado com nossos próprios “eus”, com o mundo e com as outras pessoas, nesse isolamento compulsório, definido por uma pandemia jamais vista por esta geração.

 

Sobre o espetáculo

 

Construir narrativas de adolescentes para adolescentes sempre foi um dos objetivos do Corpo Composto, e mesmo com a chegada inesperada do isolamento social nada disso mudou. Como é adolescer em casa? O que sentimos? O que construímos e desconstruímos? Decidimos falar sobre isso. Um projeto gravado do interior de nossas casas com muita dança e sentimento sobre o que foi/está sendo crescer entre paredes. “AdoleSendo Confinados” propõe essa partilha, de experiências e reflexões sobre como tem sido passar por um momento pandêmico nesse recorte da vida.

 

Histórico do grupo

 

O grupo Corpo Composto surgiu em agosto de 2015 como um projeto de extensão no intervalo do almoço, dentro do horário de aulas dos integrantes. A partir de 2016 tomou ares mais robustos tornando-se projeto de pesquisa, foi contemplado com bolsa de iniciação científica, aumentou o quantitativo de aulas e alunos e começou a produção do seu primeiro espetáculo: AdoleSendo. Desde então o grupo participou do FETO (Belo Horizonte) 2017, Festival de Razões para Sonhar (Anápolis), Festival de Artes de Goiás (Itumbiara), Programação do Teatro SESC (Goiânia), Programação do Teatro Cidade Livre (Aparecida de Goiânia), entre outras ações institucionais. O Corpo Composto foi ainda contemplado com o Fundo de Arte e Cultura (2016) - edital Arte nas Escolas, que viabilizou a circulação do grupo por cinco escolas estaduais de Aparecida de Goiânia, Goiânia e Aragoiânia.

 

Recentemente, no dia 30 de julho, o Grupo Corpo Composto participou do projeto Claque do SESC Goiás, na categoria Obra Comentada, com o trabalho “Dançando no Quadrado: produções em quarentena”. A conversa viabilizada pelo SESC, via MicrosoftTeams, garantiu uma exposição bastante rica sobre como tem funcionado o processo criativo do Corpo Composto, mesmo em tempos de pandemia e de distanciamento social. Questão muito importante foi a virtualização dos universos pessoais de cada integrante do coletivo artístico. Além do bate-papo, foram exibidos os vídeos produzidos pelo grupo entre 2020 e 2021, partindo dos universos particulares e íntimos da casa de alguns destes jovens criadores. Uma partilha reflexiva e poética sobre o adolescer em quarentena. Veja aqui as fotos deste encontro.

 

O Claque é um edital do SESC Goiás para o projeto de ocupação SESC Virtual e tem como finalidade a contratação de profissionais goianos da arte e da cultura que estão sendo prejudicados pela crise financeira decorrente da Pandemia da Covid-19.

 

 

Acompanhe o Corpo Composto pelo Instagram: https://www.instagram.com/corpocomposto/

Fim do conteúdo da página