Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Eficiência energética

Câmpus Anápolis instala usina solar fotovoltaica

Projeto trará significativa economia pela diminuição da conta de energia elétrica do Câmpus

  • Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 15h19
  • Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 17h10

Está sendo instalada no Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) a usina solar fotovoltaica de 100KWp, que faz parte de projeto “Eficiência Energética e Minigeração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG”, coordenado pelo professor Ghunter Paulo Viajante, do Câmpus Itumbiara. A iniciativa beneficiará 12 câmpus da Instituição, e a previsão de conclusão das obras de instalação da usina no Câmpus Anápolis é no dia 13 de maio, sendo que até o dia 30 de maio as obras deverão estar concluídas em todos os câmpus.

A primeira etapa do projeto, já concluída, consistiu na substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de led, mais eficientes. A instalação dos painéis faz parte da segunda fase, que já está sendo finalizada. Foram colocadas as ferragens/perfilados sobre os telhados, e está sendo feita a conclusão da montagem dos painéis fotovoltaicos. A terceira e última etapa envolverá o monitoramento e comissionamento (testes) dos equipamentos e a conexão com a rede da concessionária ENEL.

De acordo com o professor Ghunter, “além dos aspectos econômicos relacionados à diminuição da conta de energia, o projeto também promoverá a capacitação laboratorial de estudantes, docentes e servidores das duas instituições participantes, IFG e ENEL”. O coordenador também destaca que “o projeto prevê, ainda, a aquisição de diversos equipamentos e softwares para a implantação de um Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis, além de bolsas de Iniciação Científica, estágio e mestrado”.

 

Confira a galeria de fotos no Facebook.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis.

Fim do conteúdo da página