Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
extensão

Projeto destaca importância das vacinas e do uso de máscaras em nova fase crítica da pandemia

Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 17h39 | Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 16h48

Série de vídeos com informações sobre a Covid-19 está sendo publicada no canal do Câmpus Inhumas no YouTube

 

xxxxx
   A infectologista Josela Pacheco no primeiro vídeo da série

Com o aumento do número de casos de Covid-19 no país, o elevado número de mortes e o crescimento de movimentos antivacina neste momento em que vivemos uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus, um projeto de extensão do IFG-Câmpus Inhumas pretende levar informações à comunidade por meio de uma série de vídeos, acessíveis também na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Projeto (In) Formação - Conversando sobre Covid-19 teve seu primeiro vídeo publicado ontem, 22 de fevereiro, no canal do IFG-Câmpus Inhumas no YouTube. "No final do ano passado, a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) e a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) pensaram em atividades com os estudantes para acompanhá-los nesta fase mais crítica da segunda onda de Covid-19. Nas últimas semanas, vimos que o sistema de saúde corre o risco de entrar em colapso, com praticamente todos os leitos ocupados. Além disso, as notícias citam um crescimento do movimento antivacina, o que é muito preocupante", explica a professora Lorenna Silva Oliveira Costa, gerente da Gepex. 

Informações confiáveis

Os sete vídeos previstos no projeto, segundo a professora, são uma forma de combater as fake news e de propagar informações confiáveis. "Além de falar sobre os sintomas, queremos orientar sobre como e onde as pessoas devem procurar ajuda no sistema de saúde e conscientizar que a vacinação é fundamental para vencermos a pandemia", afirma.   

"Precisamos reforçar para toda a comunidade que vacinas salvam vidas! Além disso, a eficácia das medidas de prevenção tem comprovação científica."

Além da professora Lorenna, as servidoras do Setor de Saúde do câmpus, que é ligado à CAE, Josela Palmeira Pacheco (médica) e Cátia Peter Alves de Lima Gomes (técnica de enfermagem) estão diretamente envolvidas no projeto. Da mesma forma, as servidoras Thaysa dos Anjos Silva Romanhol (docente) e Cristiana Ferreira Franco (tradutora/intérprete de Libras) participam para que os vídeos sejam acessíveis à comunidade surda. A edição do material está sendo feita pelo servidor Gabriel José Vital dos Reis (técnico em audiovisual).    

Máscara

A infectologista Josela comenta que existe a preocupação real de um colapso no sistema de saúde. "A segunda onda de Covid-19, que estamos vivendo agora, está pior que a primeira. E o sistema de saúde em nosso Estado está muito próximo do colapso, basta acompanhar os dados sobre internações e infectados. Precisamos reforçar para toda a comunidade que vacinas salvam vidas! Além disso, a eficácia das medidas de prevenção tem comprovação científica. O distanciamento social e o uso correto de máscaras reduzem muito a chance de transmissão de Covid-19. São medidas simples e de extrema importância para toda a população", destaca.   

O primeiro vídeo, já disponível no canal do câmpus no YouTube, traz dados deste mês sobre a pandemia no Brasil e em Goiás, e ainda fala sobre contágio e formas de prevenção da doença. Os próximos vídeos abordarão temas como: funcionamento das vacinas (dados históricos, biológicos e clínicos), testes diagnósticos, a evolução da doença, o fato de ter um paciente em casa com Covid-19, prevenção e cuidados durante a pandemia. 

A professora Lorenna conta que, além da produção dos vídeos, o projeto prevê a realização de lives com informações sobre a pandemia, com relatos de pessoas que tiveram a Covid-19 ou que acompanharam parentes próximos com a doença e de profissionais da linha de frente no sistema de saúde. "Também vamos criar um contato específico de WhatsApp para que o Setor de Saúde possa orientar os estudantes sobre casos de Covid-19. Infelizmente, estamos vendo jovens chegando aos serviços de saúde em Inhumas depois de terem tomado medicamentos que não têm eficácia comprovada em relação à doença. A desinformação ainda está muito grande e num período extremamente crítico", afirma.

Acesse o canal do IFG-Câmpus Inhumas no YouTube.

 

  

Fim do conteúdo da página