Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Avaliação

IFG passará por avaliação de recredenciamento institucional no próximo mês

Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 15h46 | Última atualização em Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 16h15

Estudantes, professores e técnicos administrativos estão envolvidos em todo o processo

Nos próximos dias 11 a 14 de março, o Instituto Federal de Goiás passará por um momento de grande importância institucional, o Recredenciamento para continuação da oferta de seus cursos superiores. Uma equipe de avaliadores externos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará visitas inicialmente no Câmpus Goiânia, mas há possibilidade de o grupo percorrer outros câmpus da Região Metropolitana de Goiânia.

Entre os eixos avaliados pela equipe, estão:  Planejamento e avaliação institucional (eixo 1), Desenvolvimento institucional (eixo 2), Políticas acadêmicas (eixo 3), Políticas de gestão (eixo 4) e Infraestrutura física (eixo 5). A avaliação é feita por meio de conceitos, para cada eixo, em que 1 = inexistente, 2 = insuficiente, 3 = suficiente, 4 = bom/muito bom e 5 = excelente. Para que o IFG continue oferecendo cursos superiores, ele precisa ter o Conceito Institucional igual ou superior a 3, segundo um cálculo de média aritmética entre os conceitos de cada eixo.

E por que é tão importante que a comunidade se envolver? Porque os eixos percorrem todas as áreas da Instituição, desde a análise de documentos de gestão às questões acadêmicas, como a instituição se comunica com seu aluno, seu servidor e com a sociedade (ver quadro ao final) e no dia de visita haverá momentos de reunião com toda a comunidade do câmpus e os avaliadores.

Para o planejamento do processo de recredenciamento foi instituída uma Comissão, em março de 2018, com representantes da Diretoria Executiva, das pró-reitorias de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação, Administração e Desenvolvimento Institucional, Diretoria de Tecnologia da Informação,  Diretoria de Comunicação Social, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Assessoria de Planejamento, Procuradoria Educacional Institucional, dos câmpus Goiânia e Aparecida.

Presidente desta comissão, Weber Tavares Junior, ressalta que “O bom conceito é resultado do trabalho de todos”, finaliza.

Essa comissão trabalhou ao longo do ano e já fez três reuniões de monitoramento em 2019, com uma última marcada para dia 27 de fevereiro, às 9 horas. Eles trabalham para demonstrar em forma de documentos as informações que o IFG vai repassar aos avaliadores e os avanços vivenciados pela Instituição desde o seu último credenciamento.

Campanha institucional

Com objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica acerca do que é o processo de recredenciamento, a importância dele e o papel de cada segmento institucional – estudante e servidores -, a Diretoria de Comunicação Social inicia hoje, 13, uma campanha informativa.

Serão publicadas matérias jornalísticas, posts nas redes sociais – Facebook Instagram -, além de envio de informações nos boletins informativos da Instituição, por meio do e-mail institucional e produção de material impresso. A ideia é que semanalmente sejam enviadas peças informativas. Além disso, nos canais de comunicação institucional e no Câmpus Goiânia, estará disponível um vídeo com as principais informações.

Saiba mais sobre o que será avaliado:

 

 Entenda:

           Mais informações sobre a regulamentação do recredenciamento institucional, acesse a página eletrônica da Procuradoria Educacional.

  

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

 

Fim do conteúdo da página