Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
ENSINO

II Seminário Institucional Pibid/Residência Pedagógica inicia-se com debate sobre formação de professores e espaços escolares

Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 15h52 | Última atualização em Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 19h24

Evento está sendo realizado até amanhã, 16, no canal da EaD IFG no YouTube

imagem sem descrição.

Em solenidade de abertura realizada na noite de ontem, 14, gestores e professores ressaltaram a importância do debate sobre a formação de professores, a gestão e as transformações dos espaços escolares e o sucesso de programas institucionais como o Pibid e a Residência Pedagógica. O evento está sendo realizado até está quinta-feira, 16, de forma remota e com uma programação de mesas-redondas, debates e comunicações das atividades realizadas pelos bolsistas.

A Pró-Reitora de Ensino da Instituição, Maria Valeska Lopes, destaca que o sucesso do Pibid e da residência está em transformar algo prático no que também pode ser pensado. “É isso que penso para a formação de professores, é isso que a gente espera em um programa como esse: estabelecer uma relação consistente entre teoria e prática”, diz.

Para Daiana Pereira dos Santos, professora do IFG e coordenadora do Programa Residência Pedagógica, é um momento para se refletir sobre a importância da formação de professores. “Como docente e pesquisadora defendo que a formação de professores tome como ponto de partida a ciência da educação e não a fragmentação da educação. Precisamos de ações afirmativas que articulem a politecnia e podemos primar pela articulação entre teoria e prática”, comenta.

O professor Rafael Goncalves Borges, que também é coordenador do Pibid, fez uma defesa política do Programa em relação à importância de se manter o orçamento anual para as ações e atividades, “pois como vocês sabem nós dependemos de um orçamento anual”, afirma.

 

Conferência

A professora da Universidade de São Paulo Ana Laura Godinho fez uma reflexão em sua fala sobre os ambientes escolares. A pesquisadora percorreu fatos históricos sobre esse ambiente escolar, a relação da memória que registra os lugares, as estruturas escolares, a arquitetura escolar, enfim, o espaço escolar como um todo e as transformações pelas quais as escolas têm passado.

O retorno às atividades presenciais “nos dá a possibilidade de rever o espaço escolar, pensar sobre ele, o que é possível fazer no interior e exterior na sala de uma aula, como podemos nos reapropriar desses ambientes e torná-los vivos. Acredito que a aproximação desses programas pode ser de grande valia para os ambientes escolares, seus usos e transformações”, destaca.

Sobre a forma como foi o ensino durante a pandemia, Ana Laura ressalta que é o momento de se pensar o ensino remoto e presencial, tudo que foi aprendido ao longo do período pode ser, agora, incorporado, trazendo informações e experiências pra enriquecer o ensino presencial. “Mas eu não gostaria de ver o ensino presencial ser substituído pelo remoto. Aspectos fundamentais da experiência que a escola proporciona é não trazer o ambiente familiar para dentro dela, como é a nossa casa. O ambiente da escola é compartilhado, comum. Penso que a educação exige partilhar o mesmo aqui e o mesmo agora”, finaliza.

Acesse o vídeo da abertura do evento.

Acesse o canal da Ead IFG no YouTube.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

 

Fim do conteúdo da página