Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Educação

Alunos dos cursos técnicos em Vigilância e Saúde e Enfermagem realizam ações de conscientização sobre os riscos das queimadas

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 15h19 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Iniciativas aconteceram no Parque Vaca Brava e Shopping do Cerrado

Foram realizadas no mês de outubro, duas ações de conscientização e alerta à população quanto aos riscos das queimadas, organizadas por professores e alunos dos cursos técnicos em Vigilância e Saúde e Enfermagem. A primeira ocorreu no Shopping do Cerrado no dia 26 e a outra foi desenvolvida no dia 27 no Parque Vaca Brava. Essas iniciativas foram culminância do trabalho desenvolvido durante as disciplinas Projeto Integrador II e Ciências 1, coordenadas pelo professores Diego Alves Rodrigues e Mary Lopes Reis.

Segundo o professor Diego Alves, todos os anos, principalmente em épocas secas, as pessoas sofrem com os efeitos das queimadas. Boa parte da população encara como mais fácil atear fogo em folhas secas e no lixo, sem se atentar para todos os efeitos que isso pode gerar, como aumento da temperatura local, aumento de gases do efeito estufa, intensificação do aquecimento global, problemas respiratórios e até mesmo câncer a longo prazo. Daí a relevância do alerta e conscientização da população quanto aos riscos das queimadas.

Durante as aulas os alunos foram orientados a pesquisar e escrever sobre temas como: Estatísticas das queimadas em Goiás, em ambientes urbanos e rurais, A constituição geral das fumaças, Toxicologia das queimadas, Constituição das folhas e gravetos e Produção de adubo a partir de folhas secas. Foi desenvolvida também uma proposta alternativa à prática de queimadas, onde os alunos produziram adubo a partir de folhas secas, encontradas no próprio câmpus Goiânia Oeste.

A partir das pesquisas realizadas pelos alunos, o professor Diego Alves, reuniu o material e elaborou folhetos para serem distribuídos à população juntamente com o adubo preparado pelos alunos.

Ações

No shopping do Cerrado, no dia 26 de outubro, os alunos do IFG, apresentaram painéis dos artigos produzidos, na 5° Mostra Cultural e Científica do estado de Goiás, evento organizado pela Secretaria Estadual de Educação.

 

 

Na atividade realizada no Parque Vaca Brava, dia 27, os alunos distribuíram os folhetos e o adubo aos frequentadores do parque, falando sobre os malefícios e efeitos adversos das queimadas na saúde da população, no meio ambiente e apresentando uma alternativa para reaproveitamento do lixo orgânico.

 

 

Segundo os dados recolhidos pelos alunos, o Brasil aparece como líder no foco de queimadas dentre todos os países da América Latina. Somente no mês de setembro o Brasil registrou 41.586 casos de queimadas. Nos meses de maio e junho, foram registrados cerca de 2.000 queimadas em Goiás, 348 casos apenas em Goiânia.

“Este número vem aumentando a cada ano! É preciso combater esta prática!”, alertam os estudantes.


Comunicação Social/ Câmpus Goiânia Oeste

Fim do conteúdo da página