Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EVENTO

Abertura da Semana de Planejamento Pedagógico pontuou desafios enfrentados durante pandemia pelo Câmpus Goiânia

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 17h59 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 15h06

Evento é voltado à comunidade acadêmica e tem programação até dia 26 de novembro

imagem sem descrição.

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) deu início nesta terça-feira, 24 de novembro, à programação da Semana de Planejamento Pedagógico 2020/2. A abertura foi realizada e transmitida online e contou com a participação de gestores e servidores da unidade. Compuseram a mesa diretiva virtual do evento a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães; o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Sérgio Botelho; o gerente de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, Eliézer Marques Faria; da coordenadora de Eventos, professora Gleice Sousa; e do gerente de Administração e Manutenção, professor Douglas Pitaluga.

Durante sua apresentação, a professora Maria de Lourdes pontuou as ações desenvolvidas pelo câmpus durante o primeiro semestre, dentre elas as adotadas durante a pandemia para evitar a evasão na unidade, como os editais do Programa Permanência - conectividade, que oferta bolsas para custeio internet e chips de telefone com acesso à web, e do Programa Apoio Didático - conectividade, que prevê o empréstimo de equipamentos de informática. Ambos têm como público-alvo estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e visam incluí-los ao Ensino Remoto Emergencial adotado pelo IFG durante o momento de pandemia.

Segundo a professora, foram destinados 269 computadores para empréstimo e atendimento ao edital de apoio didático conectividade, além de 1.322 bolsas referentes ao edital do programa permanência conectividade, distribuídas da seguinte forma: 382 auxílios, total de R$ 38.200,00 na primeira chamada; 459 auxílios, total de R$ 45.900,00 na segunda chamada; e 481 bolsas no montante de R$ 48.100,00.

Maria de Lourdes também informou que a economia gerada com o custeio do câmpus, gerado pelo momento de ensino e trabalho remoto durante a pandemia, foi revertida em investimentos para a unidade. Com isso, a direção anunciou a compra de 250 novos computadores que serão destinados aos laboratórios, no valor R$ 1.364.250,00. Além disso, a instituição ainda adquiriu livros para a biblioteca. Segundo a diretora, foram investidos R$ 143.264,32 em exemplares. Outra parte dos recursos foi utilizada para compra de equipamentos, como projetores. Ainda falando sobre recursos, a diretora informou o corte de 16% no orçamento de custeio previsto para 2021, conforme determinações do governo federal. Sobre verbas para investimentos, a professora esclareceu que não haverá repasses para serem aplicados.

Em seguida, foram apresentadas as obras em andamento e que, de acordo com a gestão, têm previsão de entrega ainda neste ano. Uma delas é a reinauguração do pórtico, símbolo do Batismo Cultural de Goiânia e um dos bens tombados pelo IPHAN e pelo Estado de Goiás como patrimônio arquitetônico e urbanístico Art Déco da capital. A obra é realizada pela empresa Elysium Sociedade Cultural, com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. O evento de entrega da obra será no dia 7 de dezembro e, conforme explicou Maria de Lourdes, a ideia é fazer uma comemoração respeitando o distanciamento social. Outro evento citado durante a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico é a Secitec, que será realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro.


Evento foi realizado pela plataforma Google Meet, com transmissão pelo Youtube

Ensino

Maria de Lourdes iniciou sua fala na abertura enfatizando os desafios provocados pelo contexto pandêmico, provocado pelo surto de Covid-19, fato que culminou na suspensão temporária do calendário acadêmico da instituição. Conforme a docente explicou, mesmo com os desafios, o número de trancamento de matrículas, até o momento, foi inferior às expectativas. De acordo com os dados apresentados, 348 estudantes trancaram suas matrículas, desses 87 por cancelamento voluntário e 25 devido ao edital de transferência externa. “Isso não reflete nem a 10% dos nossos alunos”, acrescentou a gestora.

O gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Sérgio Botelho, também chamou atenção que, mesmo com a implantação do Ensino Remoto Emergencial e com o distanciamento dos alunos, foi possível realizar algumas ações. “Tivemos um ganho nos estágios e alguns projetos. O edital de iniciação científica foi lançado e temos projetos para submissão. Esses desafios, na medida do possível, estão sendo superados”, acredita o professor.

Antes do encerramento, a diretora do Câmpus Goiânia reforçou que ainda não há data para o retorno presencial das atividades e pediu aos docentes que continuem se capacitando para o atendimento aos discentes por meio do ensino remoto. Para tanto, frisou as oportunidade oferecidas pelo IFG que visam à formação para docência no Moodle. Aproveitando o período de atividades remotas, a Diretoria afirmou que está realizando trabalhos de adequação dos espaços, com a compra de spencers para disponibilizar álcool em gel em vários pontos do câmpus; compra de protetores de acrílico que serão distribuídos aos servidores e trabalhadores terceirizados dos setores de maior fluxo; além de kits contendo cinco máscaras para os servidores e trabalhadores da unidade. 


Programação

A Semana de Planejamento Pedagógico do Câmpus Goiânia terá atividades até o dia 26 de novembro, todas online. As inscrições para participação continuam abertas e podem ser feitas pelo Sugep.

No dia 25 de novembro, às 14 horas, a professora do Câmpus Goiânia, Rebeca Elster Rubim ministra o workshop da Sala modelo do moodle: dificuldade para montar sua sala no Moodle? A atividade é voltada a servidores técnico-administrativos e docentes e vai oferecer informações para configuração em uma sala no Moodle a partir de uma sala modelo e, desta forma, melhorar a relação com os discentes. Para participar dessa atividade é preciso se inscrever pelo link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/d06d78cf-8b6e-4601-a93d-28fbf31f1550/inscricao

Já no dia 26 de novembro, haverá oficina com as equipes das Coordenações de Apoio ao Discente dos departamentos acadêmicos intitulada E.R.E - Espaço para reflexões sobre Estudo. A atividade vai discutir questões relacionadas ao auxílio do ensino remoto e é direcionada a estudantes e demais interessados. Para participar, é preciso se inscrever pelo formulário online e optar pelos horários das 10h às 11h30 ou das 19h às 20h30. No mesmo dia, às 14 horas, haverá a palestra Diálogos sobre a Educação de Jovens e Adultos em tempos de ensino remoto, com o professor da Universidade Federal de Uberlândia, Carlos Rodrigues Brandão, da Universidade Federal de Uberlândia

Para encerrar, ainda na quinta-feira, 26, a professora Rebeca Elster Rubim, do Câmpus Goiânia, promove o minicurso para professores da EJA - Os alunos EJA e seus desafios tecnológicos do Enisno Remoto Emergencial - Como é possível acolher esse público apesar da distância? Para participar é preciso de inscrever pelo Sugep. São 100 vagas disponíveis.

Confira abaixo o quadro da programação e os links para acompanhar as atividades:

 

Dia

Horário

Atividades

Responsável

Link Youtube 

25/11/2020

14h – 17h

Workshop da Sala Modelo do Moodle: Dificuldade para montar sua sala no Moodle? Aprenda a configurar a partir de uma sala modelo e melhore sua interação com os alunos. 

Profa. Ms. Rebeca Elster Rubim

https://youtu.be/DTxY9cdSjag

26/11/2020

14h – 15:20h

Diálogos sobre a Educação de Jovens e Adultos em tempos de ensino remoto

Prof. Carlos Rodrigues Brandão – UFU

 

Mediadora: Mad Ana Desirée Ribeiro de Castro – IFG

 

https://youtu.be/dYY3CJUQjrg

10:00h – 11:30h ou 19:00h – 20:30h 

E.R.E – Espaço para Reflexões sobre Estudo (Oficina para auxílio ao Ensino Remoto) 

CAPD’s

Transmissão via Youtube das 10h às 11h30:

https://youtu.be/E_pmeyJuGZQ

 

Transmissão via Youtube das 19h às 20h30:

https://youtu.be/ESJG1cZ8TaY

15:30h – 17:30h

Minicurso para professores da EJA – Os alunos EJA e seus desafios tecnológicos do Ensino Remoto Emergencial – Como é possível acolher esse público apesar da distância

Profa. Ms. Rebeca Elster Rubim

https://youtu.be/cx0B8WruS1s

 










 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página