EVENTO

NAPNE Itinerante leva ações de inclusão à IV Feira de Acessibilidade do DF

  • Imprimir
Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2025, 15h46 | Última atualização em Sexta, 19 de Setembro de 2025, 18h05

Equipe do IFG/Câmpus Formosa apresentou projetos em Libras, Braille e divulgação da educação inclusiva

imagem sem descrição.

O Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) marcou presença na IV Feira de Acessibilidade do Distrito Federal, realizada nos dias 12 e 13 de setembro, no Alameda Shopping, em Taguatinga, Distrito Federal. A participação ocorreu no último sábado, 13 de setembro, por meio do projeto NAPNE Itinerante, representado pela coordenadora, professora Gláucia Mendes, e pelos servidores Ameline Dias (intérprete de Libras), Leila Macêdo (profissional de apoio) e Rafael D’Abadia (ledor e transcritor de Braille).

O estande do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) apresentou materiais em Libras e Braille, informações sobre cursos e projetos do IFG, além de trabalhos desenvolvidos por estudantes. Durante o evento, a coordenadora destacou a importância da ação. “É uma alegria imensa poder trazer um pouco do NAPNE e do IFG aqui para a feira que, apesar de ser do DF, está bem pertinho de nós, que viemos da cidade de Formosa”, afirmou a professora Gláucia Mendes.

Equipe Napne atende visitantes do estande
Equipe Napne atende visitantes do estande

Promovida pelo Governo do Distrito Federal em parceria com a Biblioteca Braille Dorina Nowill e secretarias locais, a feira ampliou seu alcance neste ano, reunindo iniciativas voltadas não só para pessoas com deficiência visual, mas também para pessoas com deficiência auditiva, mobilidade reduzida, autistas e pessoas com doenças raras.

Além da exposição, a participação possibilitou trocas de experiências e contatos importantes, como com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e outras instituições parceiras na área da inclusão. Outros grupos com os quais o NAPNE dialogou fora, a Academia Inclusiva de Autores Brasilienses (AIAB), a Mala do Libro, a Braid Brasil, a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV), a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do DF (Apada) e o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV).

A IV Feira reuniu instituições de diversas áreas e estados do país, além de oferecer atividades culturais, apresentações artísticas e divulgação de tecnologias assistivas. Para o IFG/Câmpus Formosa, o evento foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso da instituição com a educação inclusiva e de qualidade.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa