Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Ação Ambiental

IFG Verde será realizada no câmpus na próxima quarta-feira, 26

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 18h58 | Última atualização em Terça, 16 de Maio de 2017, 11h51

Para cobrir as grades do Câmpus com Sansão do Campo são necessárias 2000 mudas

Na próxima quarta-feira, 26, o Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás realiza a ação ambiental IFG Verde, organizada pela professora do Curso de Formação da Guarda Municipal, Nayara Luiz Pires, como atividade da disciplina de Gestão e Preservação Ambiental, e pelo coordenador de Apoio Administrativo e Manutenção Predial, Diego dos Santos Bispo. A ação consiste na arborização do pátio do câmpus com a participação dos alunos do curso da Guarda Municipal, professores, servidores técnico-administrativos e demais voluntários.

 

Segundo a coordenadora do projeto, a criação de uma cerca-viva partiu do servidor Diego Bispo e o plantio das mudas como ação ambiental foi sugerido durante uma das aulas do curso da Guarda, para garantir maior segurança à comunidade interna.

 

 “Para dar certo é preciso que todos participem, se empenhem no dia da ação”, afirma a coordenadora Nayara.

Com a colaboração da Guarda Municipal e dos servidores do câmpus, foi arrecadada até o momento a quantia de pouco mais de 580 reais. Já foram adquiridas 500 mudas da espécie Sansão do Campo (Mimosa caesalpiniifolia) para a cerca-viva e recebidas outras espécies de árvores, como Pombeiro (Tapirira guianensis aubl), Paineira-rosa (Chorisia speciosa), Aroeira (Myracrodruon unundeuva), Ipê Branco (Tabenuia róseo – alba), Jenipapo (Genipa Americana L), Ipê Rosa (Tabebuia Avellanedae), para serem plantadas na área externa, ao longo das calçadas. A coordenadora da ação lembra que até amanhã os interessados em participar ainda podem fazer doações em dinheiro, já que nesta segunda-feira serão adquiridas outras mudas com o restante do montante arrecadado.

 

Atendendo à solicitação da organização da ação, funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás (Emater/Formosa) estiveram no Câmpus, na última segunda-feira, 17, a fim de instruir o plantio das árvores. O técnico agrícola Raimundo Nonato Teixeira Menezes e o engenheiro agrônomo Francelino Gomes Junior orientaram sobre como realizar a irrigação das mudas e controlar as formigas-cortadeiras, muito presentes no terreno do Câmpus. Outro colaborador que adotou a ideia foi a Engebrita Mineração. A empresa doou a análise do solo colhido na área do plantio e o calcário a ser utilizado para a correção.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página