Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Dia Internacional da Mulher

Mesa-redonda aborda feminismo e dá início às comemorações

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 15h13 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 18h29

“O 8 de março é um dia simbólico, porque não é de hoje que essa luta acontece”, afirmou a palestrante, professora Kaithy das Chagas Oliveira

Na manhã de hoje, no Teatro Guaiá, sob coordenação do professor Manoel Bernardes de Jesus, foi realizada uma mesa-redonda sobre feminismo, com dois temas centrais: Mi mi mi em Memes - A Leitura Distorcida sobre o Feminismo através do Gênero Textual, orientado pela professora Gláucia Mendes da Silva, e O Feminismo na Atualidade na América Latina, proposto pela professora Kaithy das Chagas Oliveira, para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Em Mi mi mi em Memes, a professora Gláucia apresentou diversos memes extraídos de redes sociais que carregam conteúdo preconceituoso contra as mulheres e mostrou a intencionalidade de quem os produz, discutindo sobre a mensagem visual e escrita apresentada por este gênero textual.  Segundo Gláucia, muitos memes que circulam na rede são usados para propagar o preconceito. “Tivemos críticas duras querendo deturpar o movimento feminista por meio de memes”, analisou. A professora chamou a atenção para ter cuidado ao repassar este tipo de texto.

A segunda parte da mesa-redonda, abordou o Feminismo na Atualidade na América Latina. Kaithy relatou movimentos sociais feministas e protestos em países como Argentina, Chile, México e Colômbia. Em comum, todos eles apresentam abusos, preconceito e violência contra a mulher.  “A luta das mulheres é por direitos iguais, direito de ir e vir, de não à violência”, explicou Kaithy.

Para encerrar a manhã, os professores Pedro Bonfim de Assunção Filho e Vinicius Maurício Queiroz  apresentaram, em voz e violão, as músicas Ela só quer paz, do Projota, e Pagu, da Rita Lee.

Mês da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, uma série de atividades foi programada pela comissão do evento para ocorrer durante todo o mês de março, no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). “Não faremos atividades apenas hoje, que é o dia da mulher, mas durante todo o mês de março, pois não é só o dia 8 o dia delas”, anunciou o chefe de Departamento de Área Acadêmica, Thiago Gonçalves Dias.

Na noite de hoje, por exemplo, estendendo as atividades, os alunos dos cursos superiores participarão da mesa-redonda A Representação da Violência Contra a Mulher em Textos Literários e Jornalísticos, com as professoras Daniele Gonçalves Dias e Regiane de Jesus Costa, a partir das 20h30, no Teatro Guaiá.

Cronograma

Data

Evento

Horário

 

 

 

08/03 – sexta-feira

Mesas-redondas “Mimimi em Memes - A Leitura Distorcida sobre o Feminismo através do Gênero Textual” e “O Feminismo na Atualidade na América Latina”.

Mesa-redonda “A Representação da Violência Contra a Mulher em Textos Literários e Jornalísticos”.

9h30

 

 

 

20h30

18/03 – segunda-feira

Cine-debate com o filme “As sufragistas”

14h30 às 17 horas

21/03 – quinta-feira

Intervenções “A culpa não é delas”, com o 2º ano de Saneamento.

Intervalos

 

 

26/03 – terça-feira

Minicurso “Literatura Escrita por Mulheres: Contrastes e Leitura Imersiva”.

Oficina “A Representação da Violência Contra a Mulher em Textos Literários e Jornalísticos”.

16h às 18 horas

 

 

19h às 22 horas

 

Veja as fotos do evento em nossa página no Facebook: Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página