Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
MEIO AMBIENTE

Servidora do IFG cria jogo com informações sobre 40 animais do Cerrado

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 16h07

O Cerrado em Jogo é um produto educacional vinculado à dissertação de mestrado da servidora

Jogo sobre o Cerrado
Jogo sobre o Cerrado

Diversos produtos, especialmente aqueles voltados para o público infantil, retratam animais que não fazem parte da fauna brasileira. Não são raros jogos, filmes, brinquedos, livros e desenhos animados envolvendo animais como o leão, o elefante, a zebra e a girafa, por exemplo. Quase não se vê, entretanto, produtos com os animais do Cerrado brasileiro, o que contribui para o desconhecimento sobre o bioma e sua não-valorização, o que motivou dois pesquisadores para a criação de novo produto educacional. Um dos autores do jogo é uma servidora do Instituto Federal de Goiás (IFG).

A servidora técnico-administrativa da Diretoria de Comunicação Social do IFG, agora mestra em Ensino para a Educação Básica, publicitária Ana Carolina de Oliveira Motta, juntamente com seu orientador na pós-graduação, professor André Luis da Silva Castro, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), desenvolveram um jogo didático com fotografias e informações de 40 animais do Cerrado, incluindo o ser humano e o boto-do-araguaia (Inia araguaienses), identificado em 2014. A maior parte dos dados sobre os animais foi retirada dos portais Animal Diversity Web (ADW), vinculado ao Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, e do AnAge Database of Animal Ageing and Longevity.

Intitulado “Cerrado em Jogo”, o jogo didático é um produto educacional vinculado à dissertação de mestrado de Ana Carolina, intitulada “O bioma Cerrado no ensino médio: percepção de alunos, professores e a abordagem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”. O IFG concedeu à servidora o afastamento integral para cursar o mestrado profissional em Ensino para a Educação Básica no Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. De acordo com Ana Carolina, o curso de mestrado contribuiu para uma maior compreensão sobre a área de ensino, bem como para aproximar seu trabalho como comunicadora do universo dos discentes e docentes.

 

O jogo

O objetivo do Cerrado em jogo é levar conhecimento sobre a fauna local e incentivar a reflexão e a discussão sobre o que é o Cerrado e qual a relação dos seres humanos com o bioma. Pode ser jogado por crianças, jovens e adultos e, embora envolva habilidades de leitura e raciocínio, pode ser apresentado a crianças ainda não-alfabetizadas, que têm se interessado bastante pelo jogo em razão das fotografias dos animais. O Cerrado em Jogo é disponibilizado para download gratuito no portal eduCapes https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600661 e no repositório do IF Goiano https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1902, basta imprimir as cartas. Para incluí-lo em atividades escolares, é recomendado que as turmas sejam divididas em grupos com até 8 alunos, com um baralho por grupo. É interessante também que o professor se atente às reações dos alunos durante o jogo para promover discussões em seguida.

 

Como jogar

Podem participar de 2 a 8 jogadores. Cada carta apresenta valores numéricos relativos a 5 características do animal: popularidade (escala de 1 a 5, definida a partir da quantidade de resultados disponibilizados em buscas no Google), peso médio, filhotes (média por ninhada), anos de vida (máximo), risco de extinção (escala de 1 a 5).  A cada rodada, um jogador escolhe um desses tópicos e compara o valor da sua carta com o da carta dos demais jogadores. Quem tiver o maior valor ganha a rodada e as cartas dos outros jogadores. Vence o jogo aquele que ganhar todas as cartas do baralho ou que possuir a maior quantidade de cartas quando o tempo de jogo for encerrado.

 

Como imprimir 

O jogo está disponível em PDF para download gratuito no portal eduCapes e no repositório do IF Goiano em 3 versões: colorida, parcialmente colorida, e em escala de cinza. Todas as versões estão em formato A4, podendo ser impressas em impressora comum (doméstica) ou em um serviço gráfico. As páginas podem ser impressas frente e verso, basta se atentar à paginação:

 

FRENTE

VERSO

Página 1 (informações)

Página 2 (informações)

Páginas 3, 4, 5 e 6 (frente das cartas)

Páginas 8, 9, 10 e 11 (verso das cartas)

Página 7 (frente das cartas, incluindo as cartas de regras e ficha técnica)

Página 12 (verso das cartas, incluindo as regras)

 

Para garantir maior firmeza e durabilidade das cartas, é recomendada a utilização de papel couché (300g) ou papel fotográfico. Caso a impressão seja feita em papel sulfite, uma forma de deixar as cartas mais firmes é imprimir a frente e o verso separados e colar um papel-cartão entre eles.

 

Nas escolas

Por meio do perfil criado para divulgar o jogo didático na rede social Instagram, @cerradoemjogo, Ana Carolina foi convidada pelo professor mestre Miguel Ferreira Santana a participar remotamente, no último dia 10 de dezembro, de uma aula de Geografia do 6º ano da Escola Estadual Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres-MT. Na ocasião, o professor levou os alunos até a biblioteca da escola e utilizou um notebook e um datashow para que a servidora, que participava por meio de uma videochamada, pudesse interagir com a turma e apresentar o Cerrado em Jogo.

A turma de 21 alunos foi dividida em dois grupos com oito estudantes, e um grupo com quatro. Foram usados três baralhos do Cerrado em Jogo impressos em impressora comum (jato de tinta), e cada grupo jogou isolada e simultaneamente. Segundo o professor Miguel, “O Cerrado em Jogo abre um leque: além de apresentar o Cerrado, ajuda no desenvolvimento de algumas habilidades em nossos pequenos. A maior parte dos alunos se envolveu bem durante as rodadas. Eles desenvolveram o trabalho em equipe e tiveram que pensar de forma estratégica. Isso é excelente para o desenvolvimento do estudante”.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria

Fim do conteúdo da página