Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
SERVIDOR

Programa Bem Viver lança ações de bem-estar e qualidade de vida em oito eixos

Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 14h51 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 15h36

Ação é interinstitucional e congrega o IFG, o Instituto Federal Goiano e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS)

imagem sem descrição.

Uma parceria entre os dois Institutos Federais do Estado de Goiás e o SIASS vai realizar uma série de projetos ao longo de 2021 com objetivo de levar qualidade de vida e bem-estar aos servidores das duas instituições. O Programa Bem Viver é destinados a servidores do IFG e IF Goiano e inicia suas atividades nesta semana, exclusivamente on-line.

O programa vai atuar em oito eixos: Interação entre Instituições, Qualidade de vida no Trabalho, Atenção à Saúde do Servidor, Preparando para Aposentadoria, Exames Médicos Periódicos, Prevenção e Redução de Danos – Drogas, Segurança do Trabalho/CISSP e Interação Cultural. Estes são eixos que fazem parte da Política de Gestão de Pessoas nas instituições envolvidas.   

Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (PRODIRH) do IFG, Amaury França Araujo, “é importante ressaltar que esta é uma ação inovadora na área de Gestão de Pessoas da Rede Federal de Educação Tecnológica, na busca de otimizar os recursos e aproveitar nossos talentos. Estamos envolvendo instituições como o IFG, IF Goiano e o SIASS na expectativa de desenvolvermos um programa que proporcione aos servidores a oportunidade de acesso à informação sobre a temática, capacitação, engajamento e busca do bem viver dos servidores. O que nos deixa felizes é vermos o envolvimento dos servidores planejando, se capacitando para a execução dessas ações, buscando oferecer o melhor de si, visando a melhoria da qualidade de vida e do trabalho”, afirma.

A concepção do programa contou também com a colaboração da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da Reitoria, em reuniões realizadas com a PRODIRH e uma reunião interinstitucional. O projeto de identidade visual foi concebido pela Dicom, por meio da aplicação de oito cores, que são as cores que compõem o arco-íris. “Cada cor contempla um eixo do programa. A Dicom vai disponibilizar também um kit no programa Canva garantindo autonomia para os gestores dos câmpus e da Reitoria, para que cada participante dos projetos possa elaborar e adaptar as peças às atividades a serem realizadas no decorrer do ano”, afirma a diretora de Comunicação Social do IFG, Adriana Souza.

Programação

Ao longo do ano de 2021 serão realizadas diversas ações, todas interinstitucionais. Cada eixo do programa possui grupos de trabalho com servidores que estão planejando e organizando as atividades. Entre elas: cursos, encontros, lives, palestras, rodas de conversa, campanhas educativas e demais ações que servirão como uma estratégia efetivamente capaz de produzir a discussão sobre os assuntos colocados em pauta e eficaz para a sensibilização dos participantes frente a sua saúde, afirma a equipe do programa. Para o diretor de Gestão de Pessoas do IF Goiano, Guilherme Caetano de Brito, "a atuação articulada do IFG, SIASS e IF Goiano vai permitir que ações de saúde e de qualidade de vida alcancem os servidores de todos os campi de forma contínua, igualitária e baseada em ciência", pontua.

Entre as primeiras ações que estão previstas, destacam-se três, todas no eixo Atenção à Saúde do Servidor. A primeira delas é a MeditAÇÃO, sempre às quartas-feiras, às 9h30. O primeiro encontro será realizado via google meet (https://meet.google.com/api-iemc-xbt), no dia 24 de fevereiro. A atividade MeditAÇÃO é uma prática de meditação em grupo, com duração de 30 minutos, que ocorrerá semanalmente.

A segunda atividade é um tira-dúvidas de vacinas e Covid-19, também no eixo da primeira atividade. O bate-papo será realizado no dia 2 de março, às 15 horas, no canal do YouTube do Instituto Federal Goiano (https://www.youtube.com/user/ifgoiano). A live será com a médica infectologista do IFG – Câmpus Inhumas, Josela Pacheco, e a mediação será do professor Carlos Frederico de Souza Castro.

E a terceira ação é a Conversas de Quarentena Edição 2021, no mesmo eixo, sendo o primeiro encontro no dia 4 de março, às 15 horas, sempre via google meet (https://meet.google.com/myj-gtjg-rgc). Essa atividade é um grupo de apoio, com encontros, troca de experiências e informações, com reuniões quinzenais (às quintas-feiras, sempre 15 horas) e temáticas diferentes ao longo de todo o ano.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

 

 

Fim do conteúdo da página