Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Evento

Parcerias e ações de incentivo à leitura e à escrita marcam a 6ª Semana da Biblioteca Clarice Lispector

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 21h21 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 13h57

Evento teve programação com diversas atividades que movimentaram o Câmpus Anápolis durante três dias

Foi encerrada com muito sucesso na noite desta sexta-feira, 01, a 6ª Semana da Biblioteca Clarice Lispector. O evento foi realizado nos três turnos dos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro e contou com diversas atividades que atraíram a participação expressiva da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis. 

O coordenador da biblioteca do IFG Anápolis, Matheus Rocha Piacenti, ressalta que as parcerias para planejamento e execução da programação foram destaques nesta sexta edição do evento. Como exemplo disso, ele cita o Concurso Literário e a Exposição/Concurso de Fotografia e Desenho, que foram duas atividades conduzidas pela equipe do jornal acadêmico Vereda. Este grupo do Câmpus também organizou um sarau literário e premiou os primeiros colocados dos dois concursos (veja os nomes dos vencedores aqui). Outra bem-sucedida parceria que o bibliotecário menciona é a que uniu IFG e SESC para uma Mostra de Cinema que proporcionou a exibição de três filmes seguidos por debates em torno dos temas por eles tratados.

Além das parcerias, o coordenador da biblioteca elogia e agradece o envolvimento de servidores técnicos e professores e alunos que fizeram parte da comissão organizadora e de outros membros do IFG que também colaboraram direta ou indiretamente para a realização do evento. “A 6ª Semana da Biblioteca Clarice Lispector foi excelente e isso se deve muito ao esforço e colaboração conjuntos que tivemos”, afirma. “A participação efetiva dos alunos do Câmpus nas atividades propostas nos trouxe muita satisfação uma vez que o intuito do evento é oferecer um diferencial para a vida acadêmica deles aqui no IFG”.

 

INCENTIVO À LEITURA

A 6ª Semana da Biblioteca Clarice Lispector registrou a realização de palestras, oficinas e treinamentos com temas variados conduzidos por Cassiomar Lopes, Lays Vieira, Selma Silva, Matheus Rocha, Amanda Rechetnicou e Geraldo Witeze Júnior. Também foi promovida a já tradicional Feira de Troca de Livros, que busca incentivar a interação entre a comunidade escolar e a leitura por meio da troca de livros.

Como na edição de 2018, novamente o “Encontro às escuras com um livro” teve ótima adesão. A comissão organizadora selecionou vários livros, que foram encapados e numerados, ocultando seu título, autor e detalhes da capa. Para participar, o interessado deveria escolher uma das obras e anotar no formulário disponível na biblioteca os seus dados pessoais e o número do livro que retirou. Posteriormente, essas pessoas serão convidadas para uma roda de conversa marcada para acontecer às 10h45 do próximo dia 27 de novembro, ocasião em que cada uma relatará sua experiência com o livro que escolheu.

Na atividade denominada “Conversa com o autor”, escritores foram convidados a conduzir um bate-papo com os participantes sobre suas obras e experiências de vida. O objetivo da iniciativa é incentivar o hábito da leitura e encorajar principalmente os alunos a se aventurar também pelo universo da escrita criativa. Neste ano, foram realizados três encontros (dois a mais que na edição passada). Participaram os seguintes escritores: Edmar Cotrim (que inclusive fez o lançamento do seu mais novo livro “Ganabia” durante o evento), Lucas Brandão (Lucão), Cláudia Helena dos Santos e Marilane Lustosa da Silva.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página