Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
TEATRO

Espetáculo teatral sobre o envelhecer comove plateia de estudantes do Ensino Médio do IFG Aparecida

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 13h55 | Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 11h52
imagem sem descrição.

Na manhã desta quarta-feira, 14, durante 50 minutos, os alunos de segundo ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás puderam apreciar um espetáculo de teatro poeticamente sensível e ao mesmo tempo cômico. Quando se Abrem os Guarda-Chuvas, do Farândola Teatro, com a atriz Fernanda Pimenta, arrancou sorrisos, memórias e aplausos dos estudantes. A apresentação fez parte de uma circulação do Farândola Teatro, chamada Quartas de Teatro, que conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia e com a produção da Plano V Eventos e Cultura, em parceria com The Rising Sun Curso de Inglês. Este espetáculo, que estreou em 2011, esteve recentemente em 5 estados brasileiros, em uma circulação nacional. 

A apresentação ocorreu no horário das aulas de artes das turmas e complementou o currículo de apreciação artística dos discentes, neste semestre. Os professores Adriana Paes Leme, de Teatro; Alexandre Guimarães, de Artes Visuais; Giovana Consorte, de Dança; e Germano Lopes, de Música; disponibilizaram seus tempos em sala, para levar os alunos a desfrutarem de uma encenação teatral profissional. O objetivo, além de despertar os olhares destes alunos para temas importantes do mundo contemporâneo, é também uma forma de despertar o olhar destes jovens para o mundo das artes, propriamente dito. 

Após a apresentação os estudantes participaram de um bate-papo com a atriz Fernanda Pimenta, que explicou um pouco sobre como é produzir um espetáculo teatral, e especificamente como foi a construção da história da Dona Conceição, a idosa faceira que os alunos conheceram através da peça. As falas de professores e estudantes demonstraram admiração e gratidão pelo trabalho feito pela atriz e por seus parceiros, além da curiosidade sobre a dificuldade de atuar tão intensamente em um monólogo.

 

O espetáculo - Uma ode à velhice contemporânea

O monólogo “Quando se abrem os guarda-chuvas” tem a atuação de Fernanda Pimenta, que também é co-autora da obra. A direção é da espanhola Elena Diego e a dramaturgia do carioca João Pedro Fagerlande. Sua estreia ocorreu em 2011 e desde então tem conquistado plateias brasileiras e estrangeiras, com um trabalho de teatro físico e poético, que é ao mesmo tempo melancólico e cômico, lírico e áspero, contundente e apaziguador.

A oralidade é o ponto de partida da personagem Conceição, uma viúva de mais de 70 anos, que se relaciona com o público de uma maneira calorosa, falando de seu dia-a-dia de pessoa idosa, que viu seu mundo se transformar aos poucos, sem que tivesse o controle dos caminhos que a fizeram chegar até ali. A espevitada figura fala em futuro, em desejos, em como se relaciona com um mundo cada vez mais veloz e tecnológico, e certifica a audiência de sua autonomia e capacidade de se apropriar de tudo isto que agora a rodeia, inclusive sua vontade de novamente amar. Em um decorrer de espetáculo penumbroso e de energia crescente, Dona Conceição contracena com suas memórias e com personagens que estão do outro lado da ligação ou das redes sociais, e as traz tão vividamente para a cena, que chegamos a ouvir suas vozes. Ou seja, quando Dona Conceição abre seu guarda-chuva é tão somente para sair mundo afora, caminhando em direção a um futuro que ainda pode lhe reservar muitas surpresas.

 

A atriz Fernanda Pimenta

Atriz brasileira, 32 anos, residente em Goiânia. Palhaça, dramaturga, produtora, diretora, mestra em artes cênicas e educadora. Iniciou sua carreira teatral aos 17 anos, quando ingressou no Grupo Guará, companhia pertencente à Universidade Católica de Goiás. Permaneceu no grupo até 2008, quando se muda para Londres. Em 2010 volta para o Brasil, desta vez para o Rio de Janeiro, onde fica até outubro de 2013, após regressar de um período de 5 meses de uma residência artística em Portugal e apresentações na Espanha. Em novembro de 2013 regressa à Goiânia, onde atualmente apresenta dois espetáculos como convidada do Grupo Bastet, um infantil como convidada da Cia de Arte Poesia que Gira, e duas peças do Farândola Teatro, grupo que fundou em 2011, juntamente com a espanhola Elena Diego Marina. Desenvolveu pesquisa artística no Mestrado em Artes da Cena na Unicamp, finalizando a dissertação em fevereiro de 2017.

 

Mais informações sobre o Farândola Teatro no Facebook: @farandolateatro

 

Fotos da sessão teatral no IFG Aparecida de Goiânia.

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página