Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Congresso Institucional

Comissão Central Sistematizadora orienta unidades a promover debates sobre questões locais

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 16h35 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 20h11

Entendimento é de que Congresso Institucional do ano que vem debaterá somente temas gerais

A Comissão Central Sistematizadora, responsável pelo Congresso Institucional do Instituto Federal de Goiás, vai encaminhar memorando às Comissões Locais e aos diretores-gerais dos câmpus, recomendando que as propostas de âmbitos locais, apresentadas no processo de coleta de propostas para o Congresso Institucional, sejam debatidas localmente e levadas aos Conselhos de Câmpus. A comissão reuniu-se hoje, 30, na Reitoria, e resolveu encaminhar a orientação devido aos questionamentos que vem recebendo. 

“O congresso não vai debater questões locais, mas estamos vivenciando um momento muito rico e as propostas que estão sendo apresentadas devem ser debatidas, mesmo que se refiram a questões específicas de um”, disse o professor Weber Tavares, coordenador da Comissão Central como representante da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional na Comissão Central. Segundo ele, as propostas apresentadas pela comunidade acadêmica têm de ser consideradas. Se não puderem ser debatidas no Congresso Institucional, por serem locais, devem ser debatidas nos câmpus, em plenárias específicas.

Como exemplo de questões institucionais, Weber cita o Estatuto do IFG, seu Regimento Interno e seu Projeto Pedagógico Institucional que, essencialmente, são os objetos do Congresso Institucional. E, ainda que se trate de propostas para a Instituição, elas precisam ser respaldadas pela unidade (câmpus ou Reitoria).

Cada unidade, por meio de sua Comissão Local, definiu seu calendário de debates visando sua participação no Congresso Institucional. O momento atual é de encaminhamento de propostas por parte da comunidade acadêmica. Posteriormente, haverá plenárias nas unidades, quando as propostas encaminhadas serão debatidas e votadas. As que obtiverem a aprovação da plenária local serão encaminhadas para a Comissão Central e constarão do caderno de propostas do Congresso.

A metodologia do Congresso Institucional foi definida pelo Conselho Superior e consta da Resolução nº 23/2017. Entre as etapas do processo de discussão estão: sensibilização nos câmpus, feito por meio das comissões locais junto à comunidade; debates a partir do documento base; apresentação de propostas (por meio de formulários) e plenárias locais.

 

Conheça todos os documentos relativos ao Congresso Institucional.

Veja memorando sobre Congresso Institucional, aos diretores-gerais e membros das comissões locais.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página