Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Segurança

Retorno presencial de disciplinas no IFG Aparecida é possibilitado por medidas de segurança à saúde

Publicado: Sexta, 14 de Janeiro de 2022, 13h24 | Última atualização em Sexta, 14 de Janeiro de 2022, 14h18

As disciplinas "Modelagem Computadorizada" e "Estudos do Movimento e Práticas Corporais 4" retornaram ao formato presencial por questões específicas que envolvem sua importância para a formação e respeitando os critérios de segurança sanitária

Professor Regis Puppim com alunas no reetorno presencial da disciplina Modelagem Computadorizada
Professor Regis Puppim com alunas no reetorno presencial da disciplina Modelagem Computadorizada

Motivado por uma questão técnica de uso de software, o retorno presencial da disciplina Modelagem Computadorizada, ministrada no 6º período do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário (EJA), foi visto por professores e alunos com otimismo, destacando  a importância de manutenção de cuidados de proteção à saúde. A aula de 6 de janeiro foi a primeira no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG após o início do Ensino Remoto Emergencial em 2020, provocado pelo risco de contágio da Covid-19. No dia 10, foi registrado também o retorno presencial da disciplina Estudos do Movimento e Práticas Corporais 4, com o 6º período do curso de Licenciatura em Dança, um grupo pequeno de alunas, para aulas nos meses de janeiro e fevereiro.

Na disciplina Modelagem Computadorizada, discentes do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário aprendem a fazer moldes de roupas pelo computador. A matéria utiliza o software Audaces Moldes, que é, segundo o professor Regis Puppim, ministrante da disciplina, o mais usado no mercado nessa área e representa um diferencial na formação dos alunos. Entretanto, a licença do software teve de voltar aos equipamentos do campus, não sendo mais possível mantê-lo, segundo normas de uso, em equipamentos individuais ou não institucionais.

Para o professor Regis Puppim, o momento foi muito importante e marcado por otimismo. Ele conta ter sentido esperança no olhar das alunas presentes e acredita que o controle sobre a pandemia será exitoso, com o retorno paulatino às atividades presenciais. “Foi muito difícil não poder abraçá-las, principalmente porque não as conhecia pessoalmente ainda. Mas todas entenderam a necessidade de cumprirmos os protocolos de segurança sanitária”, relata o professor sobre o reencontro.

O coordenador do curso técnico em Modelagem do Vestuário, professor Kelio Junior Santana Borges, avalia que a oferta presencial da disciplina Modelagem Computadorizada simboliza a retomada de um contato interpessoal, ainda que com restrições. “Depois de quase dois anos de ensino remoto, foi muito significativo ver nossos alunos do sexto período comemorando o fato de poderem, de novo, estar presencialmente no campus”, afirma Kelio, que destacou a união de esforços de diferentes setores da instituição para garantir medidas com vistas à segurança das alunas e do professor.

No caso de Estudos do Movimento e Práticas Corporais 4, a professora Tainá Barreto explica que se trata de uma disciplina essencialmente prática, em que são feitas dinâmicas de corpo. As aulas que vinham sendo realizadas no formato remoto aconteciam nas residências das alunas, locais muitas vezes apertados, e da professora, que conta ter feito adaptações no espaço, arrastando móveis, sem alcançar a profundidade suficiente para ser vista pelas alunas de corpo inteiro a partir do registro pela câmera do computador.

 “As aulas funcionaram bem até agora”, explica Tainá, que destaca a importância de poder fazer um trabalho com resultados ainda mais satisfatórios nos meses de janeiro e fevereiro, quando as alunas concluem o período, usando a sala de dança do IFG Aparecida e seguindo normas de segurança, como uso de máscara, distanciamento e a presença de poucas pessoas.

 

Esperança por dias melhores

O 6º período do curso de Licenciatura em Dança tem apenas oito alunas, todas maiores de idade e vacinadas. Na aula prática do dia 10 de janeiro, quatro delas estavam presentes. A estudante Cinara Santana, relata que a presença física faz muita diferença no processo de aprendizagem. “Para além da questão afetiva, a disciplina ganha outros contornos e qualidades no formato presencial, especialmente nesse momento, em que eu e muitos colegas estamos bem cansados do formato remoto”, diz. Aluna da mesma turma, Viviane Reis destacou a importância da presença física em seu curso e diz sentir um misto de emoções neste momento de retorno de uma disciplina: o do benefício prático e o de “despertar saudosamente como eram as aulas antes da covid 19, na esperança de dias melhores por vir”, afirmou

A estudante Letícia Arielle Holanda dos Santos, do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, conta que estava muito empolgada com a reunião da turma e diz que a aula foi ótima. Ela manifesta que consegue ser mais atenta e ter melhores resultados em uma aula presencial, mas, ao mesmo tempo, diz sentir-se preocupada quanto à possibilidade de retorno presencial em função do surgimento de uma nova variante da Covid e do surto de gripe com o vírus H3N2. Sua colega Zuleide destaca a importância do retorno na disciplina Modelagem Computadorizada para a boa formação da turma e relata que sentiu segurança no encontro: “Me senti segura com o retorno, pois o IFG segue todos os protocolos de segurança contra a covid. Estou muito feliz!”.

 

Demais disciplinas e cursos

O retorno presencial às demais disciplinas e a todos os cursos ainda não tem data definida, mas ocorrerá de forma gradual conforme preveem o Plano de Ação Local para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia  e o Plano de Ação Geral para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas no IFG. O Plano Local respeita a gradação de risco do município, seguindo recomendações estabelecidas pelas autoridades de saúde.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página