Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Confraternização

Confraternização virtual marcou encerramento do semestre para estudantes de Pedagogia Bilíngue e EJA no IFG Aparecida

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 17h51 | Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 18h26

O semestre 2020/1 foi encerrado com dois Happy Hours virtuais, organizados pela professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria e que reuniu servidores e alunos do IFG Aparecida e uma convidada

A apresentação de fotografias provocou saudades nos participantes
A apresentação de fotografias provocou saudades nos participantes

O isolamento social e as aulas à distância não impediram uma confraternização de final de semestre para algumas turmas de estudantes do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Ao contrário, a peculiaridade do momento motivou a realização do I Happy Hour do curso de Pedagogia Bilíngue e dos cursos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os encontros foram organizados pela professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, da área de Biologia, e realizados na virtualmente na última sexta-feira, dia 20 de novembro, marcando o final do semestre 2020/1.

Para Joana, a conjuntura do momento tornou ainda mais importante realizar a confraternização. “No Ensino Remoto Emergencial, nos deparamos com inúmeros desafios, alunos doentes emocionalmente, condições precárias em seus lares, dentre outros. Então pensei: vamos nos encontrar pra cantar, movimentar o esqueleto, sorrir e nos comunicar de forma interativa? E foi assim que nasceu e aconteceu o I Happy Hour do curso de Pedagogia Bilíngue e dos cursos da modalidade EJA, festa em casa, todos fantasiados”, explicou a professora.

Com a presença de professores, servidores administrativos, alunos e a convidada Jaliane Soares Borges Santos, que é intérprete de Libras do IFG – Câmpus Itumbiara, o momento foi de bate-papo, risadas e exibição de fotos, que trouxeram lembranças e saudades. Realizado no Dia da Consciência Negra, o encontro teve espaço também para uma reflexão sobre o tema, com a leitura do poema “Me gritaram negra”, de Vitória Santa Cruz, feita pela professora Carla Aparecida da Costa. O Happy Hour teve até apresentação artística ao vivo, conduzida pelo técnico administrativo Adolfo Martins da Silva ao violão, acompanhado pela voz da professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, que mostrou seu talento no canto. A música “Lua cheia”, da cantora Sandy, foi interpretada em Libras por Jaliane.

 

Socialização e saudade

A aprovação dos estudantes comprovou a eficácia da iniciativa. Adriano Nunes, do curso de Pedagogia Bilíngue, considera que o momento foi revigorante. “Esse momento proporcionou, mesmo que a distância, uma socialização muito bacana”, destacou Adriano, que já aprova a realização de mais “horas felizes”. Sua colega de curso, Alessandra Astrol, comenta que a professora Joana é sempre criativa nas aulas e conseguiu surpreender também na confraternização: “Todos nós já estávamos cansados de usar o aplicativo Meet para as aulas, mas nunca imaginaríamos que seria possível se divertir usando a mesma ferramenta”, comentou Alessandra. Ela conta que não conseguiu conter as lágrimas de saudade.

Para a estudante Sângela Oliveira, do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário (EJA), o momento reafirmou o sentimento de amor ao próximo e à vida. Ela destaca as boas energias advindas da conversa, música e poesia. A tradutora e intérprete Jaliane Soares Borges Santos também deixou seu relato: “Vivemos momentos de incertezas, medos e isolamento social. Ter o privilégio de participar de um “Happy Hour” da Pedagogia Bilíngue, foi uma honra”. Ela parabenizou a professora Joana pela realização do que ela considerou ter sido um momento único.

Alguns professores se juntaram à festa e também destacaram o valor da atividade. Para a professora Alix Costa Lima dos Santos, em momentos como esse, a interação e afetividade influenciam positivamente na relação entre professores e alunos. A professora Gláucia Rosalina Machado concorda que o momento foi de descontração e comunhão entre servidores e alunos e fala da necessidade de continuidade. “Nesse momento tão difícil e complexo que estamos vivendo, precisamos de mais encontros assim”, comenta Gláucia.

A professora Joana de Menezes Faria ressalta que a Biologia não foi substituída pela festa, mas vivenciada de outra forma. Ela comenta que o Happy Hour tratou da Biologia e das emoções, “das sinapses neuronais que interferem de forma direta no processo de aprendizagem”.

 

Imagens dos 2 Happy Hours - Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e EJA

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página