Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Dança e Pesquisa

Balé do Encontro começa neste sábado, com diálogos e reflexões sobre dança e pesquisa

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 11h55 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 21h58

A ação segue até 12 de dezembro com a participação de professores e pesquisadores do ensino de balé sob diferentes perspectivas

imagem sem descrição.

Começa neste sábado, 21 de novembro, a série de ações Balé do Encontro - Conversatórios entre balé e perspectivas educacionais. Coordenada pela professora Rousejanny da Silva Ferreira, do curso de Licenciatura em Dança do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, a iniciativa teve projeto aprovado pelo edital Inspirarte, do IFG, com o objetivo de fomentar diálogos para reflexões entre a formação de professores de dança, a estética do balé, a infância e pesquisa., mesmo em tempos de isolamento social.

Ao todo, serão realizados cinco encontros, sendo o primeiro deles intitulado “Educar pela Dança: reflexões sobre a prática pedagógica do ballet clássico”, a ser conduzido por Rossana Cardoso, diretora, professora e coreógrafa do programa “Educar Pela Dança”. Rossana pesquisa há muitos anos caminhos e desafios para a formação de professores de balé. Com formação docente pela Royal Academy of Ballet (Inglaterra), ela fala com propriedade sobre o método Royal como caminho formativo potente para crianças e jovens interessados na formação artística em balé. O encontro online será realizado das 9h30min às 11h15min, com exposição e conversa sobre o tema.

 

 

Pesquisadores, docentes e estudantes

“A proposta é fomentar diálogos democráticos sobre algumas perspectivas do ensino do balé, sendo elas: a anatomia, as práticas somáticas para crianças, a musicalidade, motricidade e as pesquisas sobre ensino de balé”, explica a professora Rousejanny Ferreira. Os cinco encontros integram o projeto de pesquisa Balé do Encontro, que reúne, desde o início de 2020,  professores e estudantes de dança interessados no balé como conhecimento artístico, pedagógico e social, pensando nos contextos desta dança nas escolas e academias das cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

“Muitos alunos da Licenciatura em Dança atuam profissionalmente em pequenas escolas da região e tem uma carência em estudos mais aprofundados sobre diversos aspectos do balé”, destaca a professora Rousejanny em sua proposta para os encontros Conversatórios, que deverá reunir pesquisadores e docentes de diferentes regiões do estado e do país.

 

Programação  e inscrições

Os encontros da programação do Balé do Encontro serão todos online, pelo canal de Instagram do Projeto: https://www.instagram.com/baledoencontro/ . A participação é aberta ao público interessado e as inscrições são feitas pelo e-mail baledoencontro@gmail.com

 

21 de novembro - 9h30 às 11h15

Educar pela Dança - Reflexões sobre a prática pedagógica do ballet clássico

Profa. Rossana Cardoso

A professora pesquisa há muitos anos caminhos e desafios para a formação de professores de balé. Com formação docente pela Royal Academy of Ballet (Inglaterra), Rossana fala com propriedade sobre o método Royal como caminho formativo potente para crianças e jovens interessados na formação artística em balé.

Rossana Cardoso é diretora, professora e coreógrafa do programa “Educar Pela Dança”, ministra cursos para bailarinos e professores de ballet e faz direção de espetáculos de dança e música em parceria com a Aviva curadoria de arte.

 

24 e 25 de novembro  - 19h às 21h

Balé pra quem gosta de história: falando sobre políticas, gêneros, escritas e outros rebuliços. 

Profa. Rousejanny Ferreira

Compartilhar conteúdos relevantes sobre o balé, como indicações de espetáculos, pesquisas, professores da área, curiosidades históricas, ações do grupo, entre outros. A ideia é manter a página em movimento mesmo após o término do projeto Respirarte.

Rousejanny Ferreira é professora do curso de Licenciatura em Dança do IFG – Aparecida de Goiânia. Coordenadora do projeto de pesquisa Balé do Encontro. Bailarina, coreógrafa e pesquisadora da área.

 

28 de novembro - 9h às 12h15

Balé e anatomia: um elo entre saberes

Profa. Tassiana Stacciarini

Tassiana pesquisa perspectivas anatômicas para entender o movimento consciente no vocabulário do balé. Entender os caminhos e progressões do movimento é necessário para evitar lesões, compreender as particularidades dos corpos (tipos de joelho, hiperflexibilidade, desvios na coluna, por exemplo), a potencialização da técnica e as peculiaridades do corpo dentro do gênero balé.

Tassiana Stacciarini desenvolveu o Anatomyballet – uma abordagem que é fundamentada na anatomia e na mecânica do movimento. Atualmente, é jurada e ministra workshops em festivais nacionais. Desenvolve um trabalho de personal para bailarinos e assessoria para professores. Ministra aulas de ballet clássico na Quasar Cia de Dança, no Corpo de Baile Dança e Cia e na Academia Yoshida, em Goiânia.

 

5 de dezembro – 15h às 17h 

Conversa para encontrar: pesquisas brotando por aqui

Troca de ideias/desejos de pesquisa dos integrantes do grupo de pesquisa e outros convidados, podendo ser alunos de outras licenciaturas, professores e curiosos.

 

 

 

 

12 de dezembro - 9h30 às 11h15

Educação somática e ensino de balé para crianças: práticas a partir da educação somática

Profa. Jackeline Leal

As pesquisas de práticas somáticas têm sido um caminho bastante recorrido para o ensino do balé. No caso da Gyrokinesis, a professora Jackqueline faz um trabalho pioneiro na cidade de Goiânia aplicando os conceitos da Gyro em crianças praticantes de balé.

 Jackeline Leal é professora de Ballet Clássico desde 2014 no Instituto em Artes Professor Gustav Ritter em Goiânia. Ministrou aula para os grupos Quasar Jovem, grupo Das Los dirigido por Tassiana Stacciarini e grupo Centrípeto dirigido por Daniel Calvet. Instrutora do Método GYROTONIC ® no estúdio Kinect conexão e movimento em Goiânia desde 2017.

 

Além das ministrantes dos encontros, o projeto Balé do Encontro - Conversatórios entre balé e perspectivas educacionais é integrado também por Giovana Consorte (professora) e Rita Almeida, Ysaías Cardoso, Patrícia Siqueira, Aparecida Otaviano, Ana Carolina Bons Olhos, Thais Nascimento, Lígia Gomes (alunos) do curso de Licenciatura em Dança do IFG.

 

Inscrições: baledoencontro@gmail.com 

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página