Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
LICENCIATURA EM DANÇA

Alunos de Dança do IFG se apresentam em Uberlândia/MG

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 16h48 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 12h02

O 27º Festival de Dança do Triângulo teve como tema  “Expressões artísticas com olhar social”.

imagem sem descrição.

 

Na última semana os estudantes do curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia mais uma vez ocuparam o palco de um grande evento brasileiro de dança, levando ao público de Uberlândia um trabalho de criação coreográfica feito coletivamente, sob a coordenação da Profa. Rousejanny Ferreira. Entre os dias 01 e 03 de novembro nove acadêmicos da dança participaram da mostra profissional do 27º Festival de Dança do Triângulo com o espetáculo Oração ao Tempo. O evento foi realizado no Teatro Municipal de Uberlândia.

 

De acordo com Rousejanny, Oração ao Tempo foi uma obra idealizada em meio às eleições presidenciais do Brasil de 2018, que, segundo a professora, foi um período turbulento no país, política e socialmente, assombrando estudantes e docentes. Foi daí que, segundo o grupo, surgiu a ideia de refletir sobre aquele momento, usando para isso uma frase que ficou muito conhecida por toda a população brasileira: “Ninguém solta a mão de ninguém”. O espetáculo, que tem 20 minutos de duração, se tornou, então, uma prece em forma de dança.

 

Sobre isto, a professora ainda diz: “Fomos referenciados por aquele universo de medos e suspiros, de parcela da população que se viu discriminada, principalmente artistas, professores, LGBTQ+s, negros e moradores da periferia, entre tantos outros. Portanto, esse espetáculo é uma reza por outros modos de relação baseado no afeto e no respeito.”

 

Ao todo, 9 (nove) integrantes da comunidade do IFG Aparecida de Goiânia participaram do 27º Festival do Triângulo: Eduardo Leite; Flávys Guimarães; João Carlos de Freitas; Karol Marquês; KS Urban; Lucas Medrado; Millena Melo; Wel Alves; e Davidson Xavier. Davidson, que é aluno do IFG, mas já é professor da UFG, viajou como preparador cênico.

 

Wel Alves é aluno egresso do Instituto, tendo se formado no primeiro semestre de 2019 no curso de Licenciatura em Dança. Sobre sua participação junto com o grupo, o dançarino comentou: "Foi um experiência incrível estar envolvido em um festival onde as pessoas vivem sua arte e respiram Dança. Foi uma forma de renovar as energias e entender que juntos somos mais fortes e que é preciso resistir sempre!"

 

Sobre a importância destas apresentações para os alunos do curso de dança, Rousejanny explica: “Acredito que para os alunos é uma oportunidade de vivenciar uma cena profissional da dança e compreender os circuitos de festivais, tanto numa lógica local, quanto nacional. Assistir a espetáculos, conhecer outros artistas, ampliar o senso estético sobre a produção em dança, fazer oficinas e estar em cena são possibilidades que acrescentam muito na formação artística e pedagógica de cada deles.”

 

Veja mais fotos no Facebook @IFGAparecida.

 

Sobre o Festival de Dança do Triângulo: https://www.uberlandia.mg.gov.br/tags/27o-festival-de-danca-do-triangulo/

 

 
Sobre o curso de Licenciatura em Dança

 

O curso de Licenciatura em Dança do IFG teve início no segundo semestre de 2013 no Câmpus Aparecida de Goiânia. O curso integra o eixo tecnológico Produção Cultural e Design, que, segundo informa o Projeto Pedagógico do Curso, fomenta uma área de conhecimento pouco explorada academicamente e de crescente demanda, em especial após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, que garantiu o ensino da arte nas escolas, sendo a dança reconhecida como uma de suas linguagens.

 

Em 2018, o curso obteve Conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota é o grau máximo da apreciação feita pelo Ministério.

 

Para saber mais sobre nossos cursos acesse: http://cursos.ifg.edu.br/

 

Para acompanhar nossos Editais de Processos Seletivos, acesse: http://www.ifg.edu.br/estudenoifg

Fim do conteúdo da página