Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
secitec 2019

SECITEC 2019 promove diálogo e difusão de conhecimento

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 11h17 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 11h29

Hoje, dia 24, serão ministradas várias oficinas para a comunidade vilaboense no CRAS do setor Rio vermelho

Integrantes do projeto de reaproveitamento de resíduos da arborização urbana
Integrantes do projeto de reaproveitamento de resíduos da arborização urbana

Começou ontem, dia 23 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SECITEC) 2019 do IFG- câmpus Cidade de Goiás. A programação inclui apresentações dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, oficinas, feira e apresentações culturais. Hoje, a partir das 14h, serão realizadas diversas oficinas relacionadas com os cursos ofertados no IFG para a comunidade externa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), antiga OEC, no setor Rio vermelho.

apresentação do Projeto Ventre Livre

As apresentações dos trabalhos iniciaram no início da manhã e incluíram assuntos relacionados a todas as áreas de conhecimento. As participantes do projeto “Ventre Livre: emancipação e autonomia”, coordenado pela professora de educação física Suzane Ribeiro, fizeram apresentação com diferentes coreografias nas rampas do IFG, também foram expostos os livros que inspiram o projeto e exibidas frases e cartazes com reflexões sobre o papel da mulher. Os estudantes do curso técnico em edificações mostraram, por meio de uma maquete, os diferentes tipos de produção de energia com seus impactos e vantagens.

O projeto “reaproveitamento de resíduos de arborização urbana no município de Goiás”, é coordenado pelo servidor Carlos de Melo e agrega sete estudantes do Núcleo de Agroecologia do IFG, além de voluntários, como a engenheira ambiental e estudante de administração da UFG, Raísa Lima. As ações do projeto iniciaram com um pequeno aproveitamento da poda urbana da cidade, cerca de 12m3 , que é disponibilizada pela prefeitura para que seja feita uma preparação para ser usada como forragem do solo no sistema agroflorestal que existe no câmpus, mas esse quantitativo já foi ampliado para 370m3 e existe a expectativa de levar o composto para as propriedades dos agricultores familiares da região. “O aproveitamento desse resíduo, é importante para melhorar a absorção de água no solo e também para reduzir o volume de lixo. Nossa intenção é expandir essa ação e atender aos agricultores dos assentamentos em breve”, explicou Raísa.

No período da tarde foram realizadas as oficinas e apresentações culturais no palco aberto. Os temas também foram diversos como: xilogravura, introdução a discotecagem e produção musical, modelagem em argila, confecção de filtro dos sonhos, produção têxtil sustentável em teares, roda de conversa sobre agroecologia, aproveitamento de frutos do cerrado, braile, compactação do solo e cores da terra (uso de pigmentos naturais em pinturas).

Para o coordenador geral da SECITEC 2019, professor Renato Naves, o evento é uma boa oportunidade de interação entre os estudantes do IFG para que dialoguem e conheçam os trabalhos que são desenvolvidos nas diferentes áreas de conhecimento. “Também temos uma outra expectativa que é atingir a comunidade externa, por isso as oficinas do segundo dia foram pensadas para serem realizados no CRAS, para facilitar a mobilidade das pessoas e para que a comunidade perceba que o IFG é um patrimônio de todos”.

 

Acesse aqui a lista de todos os projetos que foram apresentados

Veja mais fotos no Facebook 

 

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página