Núcleos de Pesquisa

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Criado: Sexta, 03 de Março de 2017, 12h17 | Última atualização em Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 14h40

Os Grupos de Pesquisa têm por objetivo geral desenvolver atividades de caráter científico, tecnológico, artístico, cultural, didático-pedagógico e de interação com a sociedade, conforme estabelecido no Regimento Geral do IFG. O trabalho desenvolvido pelos Grupos de Pesquisa deve servir de estímulo ao fortalecimento de áreas específicas do conhecimento e contribuir para efetivar a articulação entre distintos saberes disciplinares e interinstitucionais, fazendo avançar a produção científica e tecnológica. O Grupo de Pesquisa congrega professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do câmpus ou da instituição, de uma ou mais áreas afins com a linha de pesquisa.

A Diretoria de Pesquisa e Inovação em conjunto com as Gerências de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão acompanham a atuação dos grupos de pesquisa a partir de informações fornecidas por cada grupo no relatório anual, no qual faz-se a descrição das atividades desenvolvidas no período e das propostas para o ano seguinte, além da indicação da produção científica do Núcleo.

Para solicitar o cadastramento de um Grupo de Pesquisa, o Líder do Grupo, deve seguir as orientações do Regulamento.

 

 


Grupos de Pesquisa do Câmpus Anápolis:

NECULT - Núcleo de Estudos de Cultura, Linguagens e Suas Tecnologias

Líder: Jacques Elias de Carvalho.
Área de Pesquisa: Artes.

 

NUPEDEA

Líder: Alessandro Silva de Oliveira
Área de Pesquisa: Multidisciplinar

 

Panecástica

Líder: Cláudia Helena
Área de Pesquisa: Educação.

 


APRESENTAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA

DIRETÓRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CNPq:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2319612134455862

 


APRESENTAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA

DIRETÓRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6347177049898858

 


APRESENTAÇÃO

 

Confira cronograma de reuniões de 2019 aqui 

O Grupo se dedica a leituras, estudos, pesquisas e produção acadêmica sobre as relações entre a Gestão e Organização do trabalho pedagógico na EPT, os princípios e as concepções da Educação Profissional e Tecnológica.

Além disso, a investigação contempla também a política e a gestão da EPT, da Educação para o trabalho e do trabalho como princípio educativo. Incluem-se nesse estudo, a atividade docente e suas condições de produção; a Cultura e Processos educacionais em EPT e seus fundamentos teóricos e epistemológicos; a sua relação com a sociedade e a cultura em diferentes tempos e espaços formais e não-formais e o Currículo integrado em diferentes níveis e modalidades de ensino: a Educação Inclusiva na perspectiva da educação em geral e da EPT, tanto no que diz respeito ao ensino e aprendizagem quanto na formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva e no âmbito da EPT.

Tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas sobre as relações estabelecidas entre a gestão e organização do trabalho pedagógico e os processos educativos na Educação Profissional e Tecnológica brasileira.

 

LINHAS DE PESQUISA

 

Linha de Pesquisa

Descrição

Pesquisadores

Gestão e Organização do trabalho pedagógico na EPT

Princípios e concepções da Educação Profissional e Tecnológica; a política e gestão da EPT; Educação para o trabalho e trabalho como princípio educativo; Trabalho docente e suas condições de produção.

Profª. Drª. Cláudia Helena dos Santos Araújo

Cultura e Processos educacionais em EPT

Fundamentos teóricos e epistemológicos dos processos educacionais em EPT em sua relação com a sociedade e a cultura em diferentes tempos e espaços formais e não-formais; Currículo integrado em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Profª. Me. Dayanna Pereira dos Santos;

Profª. Me. Maria Carolina Terra Heberlein;

Profª. Me. Suzana Lopes de Albuquerque

Educação Inclusiva na perspectiva da educação em geral e da EPT

Estudos sobre as intervenções pedagógicas e o processo de aprendizagem na educação em geral e na EPT, ambas no âmbito da educação inclusiva; Formação de Professores na perspectiva da Educação Inclusiva.

Profª. Me. Lidiane de Lemos Soares Pereira