Apresentação do Ensino

  • Imprimir
Criado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 09h41 | Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 09h15

Apresentação do Ensino

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Anápolis oferece cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (em período integral e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e cursos superiores, prezando pela formação integral de seus estudantes ao aliar aspectos científicos e humanísticos.

Um traço marcante dos institutos federais consiste na verticalização do ensino, contando com cursos técnicos, superiores e de pós-graduação dentro dos mesmos eixos tecnológicos. Assim, os cursos ofertados pelo Câmpus Anápolis estão inseridos em 05 eixos tecnológicos: Produção Industrial; Infraestrutura; Gestão e Negócios; Desenvolvimento Social e Educacional; e Tecnologia da Informação.

Com o objetivo de promover a interação entre teoria e prática, e visando proporcionar ao aluno o aprimoramento profissional, os estudantes têm a oportunidade de participar de visitas técnicas, estágios, monitorias, além de vários outros projetos realizados pela Instituição.

 


Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Nos cursos ofertados na modalidade integrada ao Ensino Médio, o aluno estuda disciplinas básicas do ensino formal (núcleo comum) em conjunto com matérias específicas da área profissional escolhida (núcleo específico).

Esses cursos possuem duração de 3 anos e preveem estágio obrigatório. São ofertadas anualmente 30 vagas em cada um dos cursos e, para participar do processo seletivo, o candidato deve ter o Ensino Fundamental completo.

 


Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - modalidade EJA

Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), os cursos são destinados aos alunos que concluíram o Ensino Fundamental e tenham 18 anos ou mais, interessados em retomar os estudos a partir do Ensino Médio e, concomitantemente, aprender uma profissão. Nos cursos são ministradas disciplinas básicas (núcleo comum) em conjunto com matérias específicas da área profissional (núcleo específico).

Esses cursos possuem duração de 3 anos e preveem estágio obrigatório. São ofertadas 30 vagas em cada um dos cursos e, para participar do processo seletivo, o candidato deve ter o Ensino Fundamental completo.

 

 


Cursos Superiores

 

Bacharelado

O bacharelado é uma modalidade de curso de nível superior que capacita o estudante a atuar no mercado de trabalho, tendo como objetivo oferecer uma base sólida para a formação do profissional. Para tanto, o aluno estuda um pouco sobre tudo dentro da área escolhida, adquirindo um conhecimento mais generalista sobre todos os assuntos. Essa modalidade de graduação proporciona conhecimentos científicos teóricos e práticos para que o profissional prossiga qualificando-se em cursos de pós-graduações (especialização, mestrado e doutorado).

A duração dos bacharelados varia de 4 a 5 anos, dependendo de cada área. No IFG, o estágio é um componente curricular previsto nos cursos. São ofertadas 40 vagas em cada um dos cursos e, para participar do processo seletivo, o candidato deve ter o Ensino Médio completo. 

 

Licenciatura

A licenciatura é uma modalidade de curso de nível superior que capacita o estudante a atuar como docente. O principal diferencial da licenciatura consiste na presença de disciplinas de cunho pedagógico, já que seu foco é a formação de professores. Além disso, proporciona conhecimentos científicos, teóricos e práticos para que o profissional prossiga qualificando-se em cursos de pós-graduações (especialização, mestrado e doutorado). 

A duração dos cursos de licenciatura é, na maioria dos casos, de 4 anos. No IFG, os cursos preveem estágio supervisionado como componente curricular. São ofertadas 40 vagas em cada um dos cursos por ano e, para participar do processo seletivo, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio. 

 

Tecnólogo

O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior voltado para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Esta modalidade prepara os estudantes para uma área específica de uma determinada profissão.

Uma das vantagens do tecnólogo é a duração mais curta, em torno de 2 a 3 anos, em comparação ao bacharelado e à licenciatura. Isso acontece porque a abordagem do curso tecnólogo é mais específica e focada na prática profissional. No IFG, os cursos preveem estágio como componente curricular. São ofertadas 40 vagas em cada um dos cursos por ano e, para participar do processo seletivo, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio.