Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Estudantes constroem automóvel para disputar a 24ª Competição Baja SAE Brasil
Início do conteúdo da página
Competição

Estudantes constroem automóvel para disputar a 24ª Competição Baja SAE Brasil

Equipe Predadores Baja IFG participa da etapa nacional do desafio em São José dos Campos, em São Paulo

Equipe Predadores Baja IFG finalizando a montagem do veículo para 24ª Competição Baja SAE Brasil.

Estudantes dos cursos das Engenharias Mecânica e de Controle e Automação do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e integrantes da equipe Predadores Baja IFG finalizaram a construção de veículo desenvolvido pelos próprios alunos para disputarem a 24ª Competição Baja SAE Brasil, que ocorre entre os dias 22 e 25 de fevereiro, em São José dos Campos (SP).

A equipe Predadores Baja IFG é a única representante de Goiás dentre as 83 equipes que irão disputar a competição nacional.

 

A equipe Predadores Baja IFG, composta por 16 estudantes do Câmpus Goiânia, em conjunto com os professores Ildeu Lúcio Siqueira e Sebastião Gonçalves e o técnico-administrativo Paulo Resende seguiram para viagem na quarta-feira, 21, e já estão em São José dos Campos, na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São José dos Campos. Hoje, 22, à tarde, começam as etapas da competição.

Desafios
A competição Baja SAE Brasil trata-se de um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação dos discentes para o mercado de trabalho.A disputa visa avaliar o desempenho das equipes quanto ao desenvolvimento de um veículo off road, analisando a concepção, projeto detalhado, construção e testes dos automóveis. A equipe vencedora da competição nacional irá representar o país na etapa internacional da prova, nos Estados Unidos.

De acordo com o estudante de Engenharia Mecânica e integrante da equipe Predadores Baja IFG, Matheus Barros, o time está há dois anos concebendo o projeto de construção do carro, que iniciou no ano passado e somente foi finalizado nas vésperas da competição nacional. No ano passado, os estudantes foram à competição para entender o funcionamento da disputa, mas não competiram. O Predadores Baja IFG conta com o apoio de equipes parceiras de Brasília e do IFG – Câmpus Anápolis, que está começando o projeto da Baja na unidade, segundo Matheus.

“Esse é o nosso primeiro carro. A gente está muito feliz de ter conseguido concluí-lo para competir. Foi uma luta muito grande, porque, além de construir o veículo, a gente precisou também levantar verba para construir o carro e não sai barato”. Matheus revela que o carro desenvolvido pelos estudantes foi avaliado no valor de R$ 30 mil. Para construí-lo, buscaram patrocínios de empresas e apoiadores que se simpatizaram com o projeto.

“A nossa meta agora é ir trabalhando nesse veículo para aprimorá-lo, para que possamos ganhar a competição”, vislumbra Matheus. A equipe, que representa o IFG, se diz orgulhosa por também ser a única representante de Goiás na 24ª edição da Competição Baja SAE Brasil. Participam da competição os estudantes do IFG – Câmpus Goiânia e integrantes da equipe Predadores Baja IFG: Matheus Barros, Guilherme Augusto Alvin, Luiz Felipe Azevedo, Matheus Mendes, Izak Nunes, Muriel Vinhal, Jonathas Ramos, Paula Espellet, Lucas Campos, Pedro Henrique Borges, Thiago Alexandre Santos, Rafael Moura, Sara Gabriela Rodrigues, Vini Marco Vasconcelo, Victor Herzog e Julyelly Roberta de Sousa.

 

 Carro off road finalizado, exposto durante a 24ª Competição Baja SAE Brasil

Confira mais fotos na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página