Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG abre inscrições para o IV Encontro de Culturas Negras
Início do conteúdo da página
Extensão

IFG abre inscrições para o IV Encontro de Culturas Negras

Oficinas de atabaques, turbantes, tranças e afoxé, slam de poesia e diversas apresentações artístico-culturais estão na programação do evento

Evento será transmitido pelo YouTube, no canal IFG Comunidade
Evento será transmitido pelo YouTube, no canal IFG Comunidade

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão (Proex), abriu nesta segunda-feira, 12 de abril, as inscrições para mais uma edição do Encontro de Culturas Negras e também do VII Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais. O evento, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de abril, será transmitido pelo YouTube, no canal IFG Comunidade. As inscrições devem ser feitas on-line pelo Sugep. 

O IV Encontro de Culturas Negras e o VII Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais serão realizados de forma remota devido à pandemia da Covid-19. O evento tradicional na Instituição traz no final deste mês uma programação diversa que poderá ser conferida tanto pela comunidade acadêmica do IFG, quanto pela comunidade externa. Para participar das atividades, é preciso se inscrever na plataforma Sugep, pelo link https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/0ca54e6d-9f06-4769-bb2f-e87ba98c39fc/inscricao

 

Programação

De acordo com os organizadores, a solenidade de abertura do evento será realizada no dia 28 de abril e contará com a presença do reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, e também do professor Neville Julio de Vilasboas e Santos, que é coordenador da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) e representante da Comissão Organizadora Executiva do Encontro de Culturas Negras do IFG. Participará, também, a vereadora de Uruaçu, Domingas Gouveia de Carvalho, que é integrante da CPPIR do Câmpus Uruaçu e faz parte da Associação Quilombola João Borges Vieira.

Na noite de abertura, será realizada uma conferência com o tema “Notas sobre a emergência negra e indígena na universidade: insurgências epistemológicas e novas políticas acadêmicas”, com a professora Luena Nascimento Nunes Pereira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mediará o evento a professora do IFG, Paula de Almeida Silva. Além da conferência, serão realizadas apresentações artístico-culturais com o Projeto Mojubá e a cantora Thayná Janaína e, também, com Padê e a cantora Juçara Marçal.

 

Oficinas

A edição de 2021 do Encontro de Culturas começa no dia 28 de abril com diversas oficinas. São oficinas de atabaques, turbantes e tranças a afoxé, entre outras. Na oficina de afoxé, que ocorrerá às 10h, será abordada a herança e a ancestralidade na resistência cultural dos descendentes dos africanos escravizados em seus costumes originais.

Na oficina de turbantes e tranças, programada para 11h, a proposta é o resgate da cultura dos ancestrais e da estética negra. Às 14h, será realizada a oficina de Tambor, que tem como objetivo promover a vivência entre os participantes, por meio de uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração. A Oficina Hip Hop e Cultura Afro, programada para 15h, propõe, segundo os organizadores do evento, debater a origem do Hip hop, abordando a respeito não apenas das raízes, mas também da sua importância epistemológica, estrutural, para a sociedade, para além de um ritmo um estilo de vida, um conceito de humanidade, em busca de Ubuntu.

Às 16h, será realizada a Oficina Escrita Criativa, que tem como objetivo abordar técnicas e dicas de escrita nos gêneros: Poesia, conto, crônica e romance com foco na História e Cultura Afro-Brasileira.  Por fim, às 17h, será realizada mais uma oficina com o tema é “Saberes Quilombo”, na qual se pretende apresentar a diversidade das comunidades quilombolas no estado de Goiás, enfatizando em que consiste um quilombo, quem são os remanescentes dos povos escravizados e em que estão atualmente e a cultura afrodescendente, abordando tradições religiosas, culturais, gastronômicas e como influenciou a cultura brasileira.

 

Seminário e apresentações artístico-culturais

No dia 29 de abril, das 8h às 18h, serão realizados os GTs do VII Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Além das discussões, será realizada apresentação cultural, com o show musical “Os Deuses que Dançam”, com a banda Mundo Humano, às 20h30.

No dia 30 de abril, também serão realizadas apresentações artístico-culturais. Às 10h, será realizado um Slam de Poesia com o grupo Goiânia Clandestina, que traz o formato do Slam Clandestino e reúne poetas negros da nova geração e irá apresentar uma competição de poesia falada com dez participantes.

No último dia do evento, além das apresentações artístico-culturais, a programação do IV Encontro conta com Batalha de MCs – Norocity – e a apresentação da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), com o professor Cleber Santos Vieira, da UNIFESP/ABP e o professor do IFG, Neville Julio de Vilasboas e Santos. Nesse último dia, será realizada uma mesa-redonda virtual com o tema “Cultura negra e desafios emancipatórios do Brasil do século XXI”. Além de contar com a participação dos professores Cleber Vieira e Neville Santos, a atividade terá a presença do professor Paulo César Ramos, pesquisador do Afro Núcleo de Formação e Pesquisa em Raça, Gênero e Justiça Racial do CEBRAP.

Estão programados para o encerramento do Encontro de Culturas Negras dois shows: um show cênico musical com o Projeto Sankôfa e um show musical com Mateus Aleluia.

 

Faça a sua inscrição.

Conheça o canal IFG Comunidade

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página