Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Abertas as inscrições para 2.015 vagas em cursos técnicos do IFG
Início do conteúdo da página
Cursos técnicos

Abertas as inscrições para 2.015 vagas em cursos técnicos do IFG

Maior número de vagas é para cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados nos 14 câmpus da Instituição

A partir do meio-dia desta quinta-feira, 22, estarão abertas as inscrições para preenchimento de 2.015 vagas em cursos técnicos do Instituto Federal de Goiás (IFG), para ingresso no primeiro semestre de 2020. São 1.304 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, 588 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, destinados a jovens e adultos (EJA), e 123 vagas para cursos subsequentes, para quem já cursou o ensino médio.

As inscrições serão realizadas, gratuitamente, somente via internet, na página do Centro de Seleção (Estude no IFG). No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo sistema universal de seleção, no qual todos concorrem igualmente, ou pelo sistema de reserva de vagas, no qual somente podem concorrer candidatos que tenham estudando em escolas públicas.

 

Cursos técnicos integrados ao ensino médio

As 1.304 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio estão distribuídas entre os 14 câmpus do IFG. No Câmpus Águas Lindas são 90 vagas para os cursos de Análises Clínicas, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde. Em Anápolis, também são 90 vagas para os cursos de Comércio Exterior, Edificações e Química. No Câmpus Aparecida de Goiânia, também há vagas para Edificações e Química e para o curso de Alimentos.

Na cidade de Goiás, são 108 vagas distribuídas igualmente entre os cursos de Agroecologia, Edificações e Produção de Áudio e Vídeo. No Câmpus Formosa são ofertados os cursos de Biotecnologia e Saneamento, com 30 vagas cada.

O Câmpus Goiânia é o que oferta o maior número de vagas (216) e cursos: Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Mineração, Saneamento e Telecomunicações. Também situado na capital, o Câmpus Goiânia Oeste oferta 90 vagas distribuídas entre os cursos de Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde.

No Câmpus Inhumas, são 102 vagas para os cursos de Agroindústria, Informática para Internet e Química. Em Itumbiara são 60 vagas para os cursos de Eletrotécnica e Química. No Câmpus Jataí, são 90 vagas distribuídas entre os cursos de Edificações, Eletrotécnica e Manutenção e Suporte em Informática. Em Luziânia, são 98 vagas para os cursos de Edificações, Informática para Internet e Química.

Em Senador Canedo, são 60 vagas para os cursos de Automação Industrial e Mecânica. Em Uruaçu, 90 vagas distribuídas entre os cursos de Edificações, Informática e Química. Já no Câmpus Valparaíso, são ofertados os cursos de Automação Industrial e Mecânica, com 30 vagas cada.

No Câmpus Goiânia, os cursos técnicos integrados ao ensino médio são ofertados no turno matutino. Nos demais câmpus do IFG, os cursos são em tempo integral. A seleção dos candidatos é realizada por meio de prova e, no caso do curso de Instrumento Musical, há também teste de aptidão.

 

 

 

Cursos técnicos subsequentes

As 123 vagas para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio estão distribuídas entre os câmpus Goiânia e Jataí. No Câmpus Goiânia são ofertados os cursos de Eletrotécnica, Mecânica e Mineração; no Câmpus Jataí, o curso de Agrimensura.

Os cursos técnicos subsequentes destinam-se a quem já concluiu o ensino médio e busca um curso profissionalizante. Eles tem duração de 2 anos e são ofertados no período noturno. A seleção dos candidatos é feita por meio de prova.

 

 

Cursos para jovens e adultos (EJA)

Também estão distribuídas entre os 14 câmpus do IFG as 588 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, destinados a jovens com 18 anos ou mais e adultos. Os cursos ofertados são: Agroindústria (Câmpus Itumbiara), Artesanato (Câmpus Goiás), Comércio (Câmpus Uruaçu), Cozinha (Câmpus Goiânia), Desenvolvimento de Sistemas (Câmpus Goiânia), Edificações (Câmpus Formosa), Eletrotécnica (Câmpus Valparaíso), Enfermagem (Câmpus Águas Lindas e Goiânia Oeste), Manutenção e Suporte em Informática (câmpus Formosa e Luziânia), Modelagem do Vestuário (Câmpus Aparecida), Secretaria Escolar (Câmpus Anápolis), Panificação (Câmpus Inhumas), Refrigeração e Climatização (Câmpus Senador Canedo), Secretariado (Câmpus Jataí), Transporte de Cargas (Câmpus Anápolis) e Transporte Rodoviário (Câmpus Goiânia).

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são ministrados no período noturno, para facilitar o acesso a quem trabalha. Outra facilidade de acesso é a forma de seleção: os candidatos apenas participam de uma palestra e passam por entrevista. Ao final, se a demanda for maior que o número de vagas, há sorteio.

 

 

IMPORTANTE: Antes de realizar a inscrição, o candidato deverá ler atentamente o edital e assistir aos vídeos tutoriais para esclarecer suas dúvidas.

Acesse os vídeos e tire suas dúvidas!

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página